Banca de DEFESA: JOINER DOS SANTOS SA

DISCENTE: JOINER DOS SANTOS SA
DATA: 20/07/2022

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES E ALGORITMO BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA SUPORTE À GESTÃO DA MOBILIDADE URBANA EM SMART CAMPUS COM CARACTERÍSTICA MULTIMODAL

Desenvolvimento de Software; Smart Campus; Mobilidade Urbana; Redes Neurais Artificiais; IoT.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de duas soluções de software e um algoritmo baseado em redes neurais artificiais para suporte à gestão da mobilidade urbana em um smart campus. O primeiro software, intitulado Norte Rotas, é uma solução web cujo objetivo é dar suporte ao planejamento de rotas de pedestres, provendo informações relevantes sobre condições físicas das rotas de um smart campus. Já a segunda solução, é um software mobile Android que tem o objetivo de fazer a gestão de modais de transporte presentes em um smart campus. Testes em ambiente simulado e real foram realizados e os resultados apontam que as ferramentas propostas são boas soluções para o planejamento e gerenciamento de rotas de modais em um campus universitário inteligente. Além dos softwares, é proposto um algoritmo de inteligência computacional para determinação da melhor rota de viagem considerando as opções a pé, de ônibus e de barco em um sistema IoT de um smart campus. Dados foram coletados a partir de rotas do ônibus Circular da UFPA, e testes com diferentes parâmetros de uma RNA foram realizados. Os resultados apontam que a solução baseada em RNA é promissora para ser implantada em sistemas de auxílio à mobilidade urbana.

Externo ao Programa - 2132054 - FABRICIO DE SOUZA FARIAS
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Presidente - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Interno - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES