Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA OLIVEIRA POLLHUBER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELA OLIVEIRA POLLHUBER
DATA: 14/05/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Via remota
TÍTULO:

NEUROARQUITETURA NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DE LAZER NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA PERCEPÇÃO INFANTIL NO PARQUE PORTO FUTURO EM BELÉM/PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Neuroarquitetura; Teorias da Percepção; Espaço público de lazer; Parque Urbano Belém Porto Futuro; Amazônia.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A compreensão da relação cognitiva entre o ser humano e o ambiente construído assume relevância no entendimento do processamento mental refletido por meio das interações, das sensações e das emoções no espaço físico. Nesse contexto, os espaços públicos de lazer que compõe uma cidade são palco de uma relação mútua e constante entre homem e espaço construído, os quais provocam experiências individuais e coletivas, memória e cultura, fatores essenciais para o desenvolvimento humano. Este estudo apresenta o Parque Urbano Belém Porto Futuro, localizado em Belém/PA, na Amazônia, como um importante espaço público de lazer da cidade e no qual associam-se recreação, prática de exercícios físicos e cultura. Partindo da premissa de que o grupo de usuários mais frequente no Parque se constitui de crianças e seus acompanhantes, e que a infância é repleta de acontecimentos, sensações e sentimentos que são refletidos durante toda a nossa vida, a pesquisa objetiva identificar percepção destes usuários, com base nas diretrizes da Neuroarquitetura e das Teorias Fenomenológica e Ecológica da Percepção, quais elementos do ambiente em epígrafe contribuem para o desenvolvimento físico, motor e cognitivo infantil e corroboram para o vínculo social. Para este estudo teórico e qualitativo, serão utilizadas as metodologias com aporte no levantamento bibliográfico, no método etnográfico a partir de diários de campo e de entrevistas – e no poema dos desejos, por meio de desenhos. Sob a ótica da Neuroarquitetura, apresentaremos estudos baseados em evidências já que esta pesquisa oferece contribuições pretéritas da disciplina para compor a discussão. Desta forma, o ineditismo deste estudo em um espaço público de lazer na Amazônia e alicerçado nas diretrizes em tela, corroborará para implementações urbanas com foco em benefícios ao desenvolvimento infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1148588 - CIBELLY ALESSANDRA RODRIGUES FIGUEIREDO
Interno - 327914 - LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA
Externo ao Programa - 3247761 - RACHEL SFAIR FERREIRA BENZECRY
Interno - 2360383 - RENATA DE GODOY
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 09:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2