Banca de DEFESA: JACKQUELLINE CRISTINA DO NASCIMENTO AZEVEDO

DISCENTE: JACKQUELLINE CRISTINA DO NASCIMENTO AZEVEDO
DATA: 26/03/2024
LOCAL: HÍBRIDA (VIDEOCONFERÊNCIA E PPGITEC – SALA DE AULA 21)

Alojamento Estudantil no Contexto Amazônico

Análise Termoenergética da Casa de Estudantes Universitários da Universidade Federal do Pará

Conforto Ambiental; Eficiência Energética em Edificações; Metamodelo; Simulação Termo Energética.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Este trabalho visa analisar os avanços normativos nacionais de eficiência energética em edificações situadas no norte do Brasil, onde o clima quente e úmido é prevalecente, através da aplicação de procedimento de avaliação termoenergética. O foco na habitação social é devido ser uma categoria que merece atenção especial do ponto de vista da sustentabilidade econômica, social e ambiental do país. Dentro das tipologias que englobam as habitações estão os alojamentos estudantis, locais de apoio para o desenvolvimento social e científico promovido pelas universidades, garantindo a estadia de estudantes de outras regiões. A discussão será norteada a partir da integração entre a norma de desempenho NBR15.575, do ponto de vista do desempenho termo energético, e a etiquetagem nacional do Programa Brasileiro de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), que foram integrados no ano de 2021, avaliando os resultados para a edificação implementada em Belém do Pará, região pertencente a zona bioclimática 8, que engloba o clima Amazônico. A avaliação foi feita por meio de simulações, validadas por novas metodologias da Instrução Normativa Inmetro para Edificações Residenciais (INI-R), utilizando a rede neural criada com o nome de Metamodelo. O objeto de estudo é a Casa de Estudantes Universitários (CEUS) administrada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que abriga em torno de 165 alunos de diversas áreas e cursos.

Presidente - 2216180 - CARMINDA CELIA MOURA DE MOURA CARVALHO
Externo à Instituição - IVANIZE CLÁUDIA DOS SANTOS E SILVA
Interno - 3153107 - MARCIO SANTOS BARATA
Externo ao Programa - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES