Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA NUNES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA NUNES DA SILVA
DATA: 20/05/2021
HORA: 10:20
LOCAL: Link para defesa on-line: https://meet.google.com/nne-itff-ybi
TÍTULO:

"AVALIAÇÃO DO USO DE DISPOSITIVO ELETRÔNICO MULTISSENSORIAL NA REABILITAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA DE PACIENTES COM MÃO PARÉTICA APÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO"


PALAVRAS-CHAVES:

Acidente Vascular Encefálico; Recuperação funcional; Dispositivo Eletrônico Multissensorial.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é causado pela interrupção do fornecimento de sangue para o tecido nervoso, geralmente pelo bloqueio ou rompimento de vaso sanguíneo, causando danos celulares, teciduais e funcionais na região afetada.  O AVE é uma das principais causa de sequelas neurológicas em todo o mundo e, desta forma, torna-se cada vez mais importante terapias voltadas para recuperação funcional dos membros afetados por AVE, visando melhorar a autonomia e independência aos pacientes. Diversos trabalhos têm demonstrado que o sistema nervoso central (SNC) pode se readaptar em resposta a estímulos ambientais (extero ou intracorpóreo), mesmo após sofre lesão, processo conhecido como neuroplasticidade. Neste sentido, o presente projeto utiliza um Dispositivo Eletrônico Multissensorial (DEM), em formato de luva que, de forma lúdica, controla um jogo de computação com o objetivo de promover a reabilitação funcional de pacientes que apresentem disfunção motora e sensorial do membro superior (parético) após AVE.  Os participantes do estudo serão divididos em 2 grupos: 1) “Grupo DEM1”, terá 4 sujeitos experimentais que realizarão avaliações cognitiva e somatossensoriais a cada 10 sessões de uso da DEM, totalizando 20 intervenções com o DEM e, após 6 meses, refarão as avaliações seguido de registro com Eletromiografia de Superfície (EMGS); 2) “Grupo DEM2”, terá 3 sujeitos experimentais os quais terão as mesmas avaliações, porém serão submetidos ao procedimento de EMGS na avaliação inicial e após a realização de 10 sessões, totalizando 20 intervenções com o DEM. Ao final, os dados serão tabulados em planilhas do programa de computação GraphPad Primas, serão apresentados com média e desvio padrão e serão avaliados com o auxílio o teste de Multivariância de duas vias (ANOVA) com pós-teste de Tukey.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3299738 - ANTONIO PEREIRA JUNIOR
Presidente - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Externo ao Programa - 2030846 - OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO COSTA FOLHA
Notícia cadastrada em: 13/05/2021 07:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2