TEATRO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DIVERSIDADE DE FUNGOS NO ENSINO MÉDIO.
Micologia. Ensino de biologia. Produção didática. Roteiros teatrais. Dramatizações.
O ensino de biologia, especialmente no que tange à biodiversidade, desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes. Ele não apenas facilita a aquisição de conhecimento, mas também promove o desenvolvimento de uma consciência ambiental e uma compreensão profunda das interconexões entre os diversos organismos que habitam o planeta. Nesse contexto, a diversidade dos fungos se destaca como um tema relevante, merecendo uma abordagem mais dinâmica acerca desse grupo que desempenha papel vital em diversos ecossistemas. Assim, esta pesquisa propõe uma abordagem didática no ensino de Biologia, integrando o teatro como recurso pedagógico para o ensino dos fungos com ênfase na sua diversidade. Para tanto, elaboramos como pergunta central: Como desenvolver uma produção didática usando o teatro como uma ferramenta educativa para o ensino da diversidade de fungos na 2ª série do ensino médio? A qual traçamos como objetivo geral: Desenvolver uma produção didática que integre o teatro como recurso pedagógico no ensino de biologia, centrada na diversidade de fungos na 2ª série do ensino médio em Caxias - MA. O processo envolverá a coleta e análise de dados qualitativos, como entrevistas e observações, bem como dados quantitativos, como questionários e avaliações de desempenho dos alunos, para medir o impacto das atividades teatrais na aprendizagem dos estudantes. O produto educacional a ser desenvolvido será um guia pedagógico
que incluirá uma sequência didática investigativa e atividades teatrais como recursos pedagógicos. A produção didática não se limita à transmissão de conhecimentos, mas, busca essencialmente, a construção coletiva do saber; a consciência crítica e estímulo à expressão criativa. Dessa forma, a execução da pesquisa consistirá nas seguintes etapas: levantamento bibliográfico, desenvolvimento da sequência didática, roteiros teatrais e sugestões de utilização na área da biologia. A primeira etapa, consiste no aprofundamento teórico-metodológico das publicações na área. Na segunda etapa, será desenvolvida a sequência didática como uma estratégia para colocar os estudantes como protagonistas de todo processo. A terceira etapa é o momento em que os estudantes construirão os roteiros teatrais, baseados no conhecimento adquirido. Na última etapa realizaremos sugestões de utilização e a verificação da opinião dos estudantes acerca do uso do teatro como recurso didático para o ensino dos fungos.