Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN REIS DOS PRAZERES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN REIS DOS PRAZERES
DATA: 25/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: IMV
TÍTULO:

Padronização e aplicação de uma PCR para a autenticação de méis provenientes de abelhas da espécie Apis mellifera e do gênero Melipona spp.


PALAVRAS-CHAVES:

Fraude. Abelha nativa. Abelha europeia. Entomologia. Multiplex PCR.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Inspeção de Produtos de Origem Animal
RESUMO:

A maioria dos produtos produzidos pelas abelhas podem ser consumidos ou usados no estado em que foram obtidos. Entre eles, o mel se destaca, por ser um produto de fácil obtenção e com maiores possibilidades de comercialização, devido as suas características terapêuticas e medicinais, e vem sendo utilizado na indústria de cosméticos, farmacêutica e alimentícia. Seu valor comercial pode variar conforme a origem floral e o tipo de abelha produtora e, por esse motivo, possui mercado de exportação amplo. Seu valor comercial chama atrai produtores e comerciantes, o que o torna frequentemente alvo de práticas fraudulentas, que podem influenciar em sua qualidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a autenticidade de méis comercializados na região metropolitana de Belém, estado do Pará, Brasil. Para essa finalidade serão padronizadas duas reações de PCR para a realização de autenticação  de méis de abelhas Apis Melífera e Melíponas spp. a partir da detecção da espécie de abelha produtora do mel. Após, os protocolos previamente estabelecidos serão aplicados em amostras de méis comercializadas nos municípios de Belém e região metropolita de Belém do Pará, que inclui os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Barbara, Santa Izabel e Castanhal). Até o momento foram realizados testes com os iniciadores, onde distintas ciclagens foram aplicadas, utilizando-se DNA de uma subespécie de abelha Apis melífera e de duas espécies do gênero Melipona além da padronização do ciclo utilizado para identificação das espécies nas amostras de mel coletadas. A partir da metodologia proposta, pretende-se gerar ferramentas  que auxiliem para a garantia de qualidade do mel amazônico, elaborado por abelhas africanizadas e abelhas nativas, bem como identificação de práticas fraudulentas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1661360 - CARINA MARTINS DE MORAES
Externo à Instituição - ELEN VANESSA COSTA DA SILVA
Interno - 016.535.052-06 - JOELSON SOUSA LIMA - UFPA
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 10:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2