Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE DO CARMO SANTOS DA SILVA DIAS

DISCENTE: JOSIANE DO CARMO SANTOS DA SILVA DIAS
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do Prédio da Pós-Graduação

O PNAIC E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONCEPÇÕES, SABERES E IDENTIDADE PROFISSIONAL NA EMEF MARIA ZAÍDE CARDOSO NOS ANOS DE 2013 A 2015 NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA.

Formação Continuada, Identidade, Concepções, Saber docente.

ÁREA: Educação

O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da Formação Continuada do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Formação dos Professores Alfabetizadores, através de estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, contribuindo para uma compreensão mais crítica acerca das estruturas de formação que as esferas governamentais têm assegurado aos profissionais docentes da rede municipal de ensino de Abaetetuba. Sendo assim, optou-se pela posição Dialética, a partir do quadro teórico de referência do Materialismo Histórico, onde a Formação de Professores foi problematizada, pois tem sido alvo de muitas discussões no meio acadêmico e em outras esferas de ensino, por ser polo de referência acerca da educação. Ao professor tem-se canalizado grande parte das responsabilidades pela qualidade do ensino, sendo exigidas determinadas atuações e novos posicionamentos referentes ao seu fazer pedagógico na escola. Com isso, tem-se assistido nos últimos anos a criação de programas de formação continuada de professores pelo Governo Federal que desenham e projetam sobre a figura docente uma série de aspirações que se transformam em condição necessária para a melhoria da qualidade da educação do país. Porém, diante dessa realidade foi delineado o seguinte questionamento: Qual a contribuição da Formação do PNAIC na Formação dos professores alfabetizadores?Para tanto, no primeiro capítulo foram abordados assuntos referentes ao PNAIC e a formação continuada de professores da educação básica, com um importante percurso no contexto histórico da política educacional brasileira, visando mostrar o descaso para com a educação no Brasil, à medida que o setor educacional nem sempre foi interesse e/ou fez parte das agendas dos gestores que governaram e governam o país. Neste capítulo as discussões estiveram pautadas em teóricos como: Apple (2005), Shiroma (2011), Vieira (2003), Oliveira (2009), Gatti (2019; 2009) e outros. No segundo capítulo foram abordados assuntos acerca da identidade profissional e a tensão existente entre o saber da profissão e o saber da formação, objetivando elucidar como a identidade profissional é configurada no ambiente de trabalho, sendo por vezes tencionada pelas mudanças correntes no mundo do trabalho e a importância que deve ser atribuída a essa construção identitária, pois ela é construída a partir da relação social dos profissionais, neste ensaio o profissional docente, com todos os envolvidos no ambiente de trabalho. Contribuíram imensamente neste capítulo os teóricos: Dubar (1997) e Tardif (2014). O presente trabalho está em construção e tem-se a pretensão de desenvolver o terceiro capítulo que versará assuntos mais especificamente sobre a pesquisa de campo, onde será desenvolvido primeiramente um histórico sobre o Município de Abaetetuba, a fim de, mostrar não somente esse território enquanto extensão territorial, mas a partir de sua territorialidade nos aspectos culturais e identitários. Atrelado a isso será apresentado a Escola Maria Zaíde Cardoso, o lócus da pesquisa, enquanto território em análise. Para finalizar esse capítulo, será apresentado o resultado da pesquisa, que teve como objeto de estudo as concepções dos professores alfabetizadores, acerca das formações do PNAIC.

Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo à Instituição - ELIANE DAYSE PONTES FURTADO
Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 10/02/2020 14:03