Banca de QUALIFICAÇÃO: FAHID DA COSTA KEMIL

DISCENTE: FAHID DA COSTA KEMIL
DATA: 23/03/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do Prédio do PPEB/UFPA - Campus Básico

EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: OS REFLEXOS DAS POLITICAS EDUCACIONAIS DE ENSINO MÉDIO NO PROJETO FORMATIVO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MOJU/PA.

Ensino Médio. Políticas Públicas. Escola Pública.

ÁREA: Educação

A pesquisa tem como objeto de estudo as Políticas Educacionais de Ensino Médio (EM). Onde busca responder quais os reflexos das políticas educacionais sobre o projeto formativo desenvolvido numa escola pública de EM, localizada no município de Moju/PA, em outras palavras se é condizente com a realidade/necessidade dos alunos provenientes do campo e da cidade? Dessa forma, tem como objetivo investigar, a partir de um estudo de caso, os reflexos das políticas educacionais verificando a relação estabelecida entre a realidade/necessidade dos alunos provenientes do campo e da cidade visando à melhoria do projeto formativo. É usada como metodologia a pesquisa do tipo qualitativa, uma vez que existe a subjetividade e se busca dar voz ao sujeito.  A partir da concepção materialista histórico dialética, fazendo a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, entrevista com a direção, coordenação, um professor de Língua Portuguesa, outro de Matemática e um de História. Havendo também a realização de grupo focal com oito alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo quatro deles residentes na zona urbana do município e quatro da zona rural, desses, dois são de comunidades de ramais e dois da região ribeirinha. Para o esclarecimento do problema em questão é feito o uso de diversos referenciais teóricos, os quais abordam estudos sobre políticas públicas e Ensino Médio. Além disso, ocorre a análise da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE), dialogando com os autores. A pesquisa se faz relevante na perspectiva de levantar novos debates acerca da temática e de fomentar a defesa pela educação como direito público, gratuito e de qualidade social e não como forma desigual de distribuição do conhecimento como vem ocorrendo na maioria dos espaços escolares.

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo ao Programa - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 20/02/2020 15:06