Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DE JESUS CORREA QUARESMA

DISCENTE: RAFAEL DE JESUS CORREA QUARESMA
DATA: 20/02/2020
LOCAL: CCNT UEPA

Educação Ambiental. Dinâmicas Territoriais. Comunidade ribeirinha.

ÁREA: Educação

Esse estudo, intitulado “A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS DINÂMICAS TERRITORIAIS: Uma análise a partir da comunidade do Baixo Tucumanduba, Abaetetuba-PA”, apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado que analisa como a Educação Ambiental (EA) estrutura-se enquanto política socioeducativa e sua recepção na EMEIEF Dom Ângelo Frosi considerando os aspectos socioambientais e as inter-relações dos ribeirinhos com a natureza. A Educação Ambiental como método de ensino se destaca frente a modernidade e a utilização desenfreada da natureza como racionalidade econômica, logo, as comunidades ribeirinhas também são afetadas por essa visão, seja pelos empreendimentos e até mesmo pelos sujeitos que o habitam, em seus modos de vida e apropriação do espaço, assim, EA entre suas objetivações procura estabelecer uma cultura de participação como exercício de cidadania enquanto política pública, prática educativa e social. O referencial desse estudo teórico debate acerca da educação ambiental e suas relações com o território, como componente para a escolarização nos ambientes de várzeas dentre suas vivências e dependências, significações estas, como proposta educativa para as escolas em função de uma educação diferenciada para o campo. Do ponto de vista metodológico realizamos uma análise qualitativa, o método de pesquisa corresponde a um Estudo de Caso, foram utilizadas técnicas como: entrevista semiestruturada, observações, pesquisa bibliográfica e documental, os dados foram analisados a partir da técnica de triangulação. Essa pesquisa revela reflexões que leva em conta a legitimidade da educação ambiental a partir de dados documentais como bases estruturais para sua efetividade e atuação na sociedade, pois, viver em um ambiente saudável é um direito de todo cidadão brasileiro e esse direito se dá a partir de sua implementação, desenvolvimento e pelo acesso a informação, em suma, por sua abordagem nos espaços escolares, entre as orientações que referenciam o trabalho educativo para as comunidades ribeirinhas, o papel da escola e sua importância para a sustentabilidade do território e dos recursos que subsidiam as relações com a natureza, como tendência educativa e de limitações, bem como, os problemas ambientais enfrentados localmente. Portanto, e de modo preliminar, essa política é percebida como uma forma indispensável para a produção de conhecimento e legitimação do direito de viver as margens do rio, como condição permanente de ensino através de um diálogo participativo da escola para as questões ambientais que lhe são inerentes, enquanto processos formativos e emancipatórios em suas dinâmicas territoriais.

Presidente - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo à Instituição - NORMA ELY SANTOS BELTRÃO
Notícia cadastrada em: 14/02/2020 09:39