Banca de DEFESA: RUAN FELIPE CARVALHO VILHENA

DISCENTE: RUAN FELIPE CARVALHO VILHENA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do Prédio da Pós-Graduação

TERRITÓRIOS HETEROTÓPICOS: CARTOGRAFIA DOS DISPOSITIVOS DE DESEJOS NOS BANHEIROS ESCOLARES DA CIDADE DE ABAETETUBA/PA

Territórios heterotópicos. Cartografias. Dispositivos de desejos. Gênero e sexualidade. Devir animal.

ÁREA: Educação

Esta dissertação surge do desejo de fazer um estudo sobre as mensagens que são trans(ins)critas nos territórios dos banheiros escolares da cidade de Abaetetuba/Pa. Mensagens essas que são feitas por jovens estudantes. Desta forma, o presente texto apresenta os movimentos iniciais da pesquisa que tem por objetivo; Desenvolver um estudo sobre os dispositivos de desejos trans(ins)critos nos territórios heterotópicos dos banheiros escolares da cidade de Abaetetuba/Pa. Partindo da seguinte interrogação: Por que o banheiro escolar se constitui como um território heterotópico de dispositivos de desejos? Apresento minha problemática. Em vista disso, engendraram-se outros questionamentos: Como jovens estudantes territorializam e desterritorializam dispositivos de desejos neste território? Como desdobramento dessa questão elaborei três perguntas norteadoras para o desenvolvimento deste trabalho: como fazer uma cartografia dos territórios heterotópicos? em quais instituições o banheiro é mais suscetível a investimentos de poder-controle? De que forma jovens estudantes trans(ins)crevem desejos de prazeres perigosos como expressão de caos e animalidade? O aporte teórico que foi acionado emerge das contribuições de autores do campo Pós-estruturalista com as contribuições de: Barbosa (1986); Butler (2016); Deleuze (2013, 2011, 1996, 1992); Foucault (2014, 1998, 1987, 1979), Louro (2000), Machado (2009), Rolnik (2016, 1996) e Silva (2015). Ademais, como o texto ainda está em fase de construção, apresento as duas seções que foram desenvolvidas, e aponto que pretendo abordar na próxima seção: Infortúnios de um cartógrafo: quando o caos prenuncia animalidades e prazeres perigosos. Objetivo nesta seção cartografar dispositivos de desejos que evidenciam prazeres perigosos que se constituem como um devir animal.

Externo à Instituição - ANDERSON FERRARI
Interno - 2202745 - JOYCE OTANIA SEIXAS RIBEIRO
Presidente - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 15:35