Banca de DEFESA: ANA NICE LIMA RODRIGUES

DISCENTE: ANA NICE LIMA RODRIGUES
DATA: 21/02/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do Prédio da Pós-Graduação

TENSÕES CULTURAIS EM TORNO DAS IDENTIDADES NA ESCOLA BÁSICA: Formação cultural para outra arte de ser.

Escola Básica. Identidade. Etnocentrismo. Interculturalidade. Formação Cultural.

ÁREA: Educação

O objeto de estudo desta dissertação são as tensões culturais na escola, o qual foi produzido por meio da experiência etnográfica pós-moderna com base em James Clifford (2014, 2016), que parte da noção de cultura como plural, contestada, produzida em meio a relações de poder e tem como norma a observação participante, as conversações, a escritura e a tradução das informações produzidas no terreno de pesquisa. A etnografia foi desenvolvida durante seis meses, no turno vespertino, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Bernardino Pereira de Barros, Município de Abaetetuba, Estado do Pará. Os interlocutores/as são um grupo de professores/as e de alunos/as da Instituição. Ao longo da experiência em campo, o problema foi reformulado e os objetivos reescritos a partir das informações produzidas. Assim, o problema de pesquisa se expressa por meio das seguintes questões: Quais tensões culturais se evidenciam nas relações cotidianas na escola? Qual a postura dos professores diante dessas tensões? Como a formação Cultural docente pode contribuir para outra arte de ser na escola? O objetivo central é analisar a relação entre as tensões culturais e a formação cultural docente; os objetivos específicos são: mapear as tensões culturais nas relações cotidianas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Bernardino Pereira de Barros; analisar a postura dos/as professores/as diante de tais tensões; e analisar a contribuição da formação cultural para outra arte de ser. O aporte teórico acionado está situado no campo dos Estudos Culturais, na teorização dos Estudos Decoloniais Latino-Americanos e da Interculturalidade Crítica com as contribuições centrais dos seguintes autores: Hall (1997, 2015, 2018); Silva (2014); Bhabha (2014); Canclini (2014, 2015,); Pérez Gómez (2001); Giroux (1999, 1997); Maclaren (2000); Imbernón (2000); Walsh (2007, 2009); Palermo (2014); Quijano (2005); Maldonado-Torres (2008); Castro-Gómez (2007, 2005) e Candau (2003, 2010, 2008). Como resultados a pesquisa aponta o seguinte: existem tensões culturais na escola que demonstram a discriminação e inferiorização em relação as identidades de gênero, sexuais, étnicas e linguísticas as quais são naturalizadas e invisibilizadas pelos/as professores/as; a postura dos/as professores/as é de inercia e indiferença diante desses problemas por não estarem preparados para intervir afirmativamente sobre eles e trabalhar com as diferenças; diante disso, a formação cultural docente é um imperativo no sentido de formá-los/as para que possam atuar como trabalhadores/as culturais por meio da ética da diferença e decolonizar o pensamento e as práticas pedagógicas. Atuando por meio da ética da diferença e da decolonialidade é possível a constituição de outra arte de Ser.

Presidente - 2202745 - JOYCE OTANIA SEIXAS RIBEIRO
Interno - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 14:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2