Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO HENRIQUE SILVA DA SILVA

DISCENTE: BRUNO HENRIQUE SILVA DA SILVA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: Campus de Cametá- UFPA

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFPA: Desafios e Perspectivas para Construção de Um Modelo de Universidade Pública, Inclusiva e Democrática na Amazônia

Universidade. Política de Assistência Estudantil. Permanência

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

A presente pesquisa tem por objetivo analisar os desafios para se construir uma universidade pública, inclusiva e democrática na Amazônia, considerando as políticas de assistência estudantil como um fator que possibilita a Universidade Federal do Pará (UFPA) a permanência dos/as discentes até a sua diplomação. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo no viés do materialismo histórico e dialético, considerando as contradições e mediações necessárias para a compreensão do nosso objeto de estudo. Para coleta de dados, realizamos um levantamento bibliográfico; análise documental; aplicação de questionário, em um universo de 249 discentes atendidos pelos auxílios permanência e moradia do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, obtivemos 56 respostas; em seguida, e, por fim, uma análise de conteúdo de forma categórica. Estruturalmente, este estudo se divide em 3 seções e cada uma com 3 subseções. Primeiramente, fez-se um estudo histórico sobre a educação superior no Brasil. Em seguida, buscamos os marcos históricos e o surgimento das primeiras universidades institucionalizadas pelo Estado brasileiro e suas contradições. Por fim, apresentamos a Universidade Federal do Pará, seu histórico e as políticas de assistência estudantil, especificamente, os auxílios permanência e moradia, no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, como nosso lócus de pesquisa, visando que o Campus está situado no interior da Amazônia e é composto por 5 polos contendo o maior número de discente em Campi. Podemos concluir essa pesquisa, afirmando que com a expansão do ensino superior houve o ingresso das classes mais populares ocupando os espaços universitário e com isso há necessidade de a instituição prover a permanência desses/as discentes para que possam ter uma formação profissional e humana através do ensino, pesquisa e extensão por meio de um modelo institucional de universidade pública, inclusiva e democrática na Amazônia.

Presidente - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 02/05/2024 14:22