Banca de DEFESA: MARINALDO CARVALHO LOBATO

DISCENTE: MARINALDO CARVALHO LOBATO
DATA: 02/02/2024
LOCAL: Videoconferência - https://meet.google.com/icn-rujn-fpn

ESPECTROSCOPIAS RAMAN, IR, DOS, UV-VIS E DICROISMO CIRCULAR DAS TOXINAS (ANATOXICINA-A, ANATOXICINA-A(S), CILINDROSPERMOPSINA, HOMOANATOXICINA-A E SAXITOXINA) DAS ALGAS.

Espectroscopia Densidade de estado, Dicroísmo Circular e UV-Vis, algas, Anatoxicina-a, Anatoxicina-a(s), Cilindrospermopsina, Homoanatoxicina-a e Saxitoxina, modos vibracionais e análises.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Orgânicos

A presente dissertação tem como objetivo compreender a espectroscopia DOS, UV-Vis e Dicroísmo Circular, de moléculas de toxinas de algas Anatoxicina-a, Anatoxicina-a(s), Cilindrospermopsina, Homoanatoxicina-a e saxitoxina. Utiliza-se o software Gaussian 09W para os cálculos teóricos de minimização de energia correspondente ao método da mecânica molecular MM+ com o nível funcional B3lyp/6-311++G(d,p), empregada tanto na otimização da geometria quanto nos cálculos de espectrometria UV-Vis, Densidade de estado e Dicroísmo Circular das moléculas no solventes água. Os resultados da pesquisa mostram relevantes espectros de UV-Vis, Densidade de estado e Dicroísmo Circular, Raman e IR (infravermelho) e na elaboração de Tabelas que identificam os modos de vibrações moleculares de toxinas supracitadas o que levaram identificar os tipos de vibrações em cada região contido nos intervalos de comprimento de ondas específico. Verificaram- que cada toxina de algas apresenta um Gap especifico o que possibilita identificar aquela que apresenta maior reatividade em relação a outra (menor Gap) ou maior estabilidade (maior Gap). Para o MEP (mapa de potencial eletrostático) possibilita identificar a região que apresenta maior concentração de cargas negativas o que pode ser útil para identificar regiões de reativação entre a toxina e uma proteína. Conclui-se a pesquisa considerando a comparação experimental entre a toxina cilindrospermopsina com análises gráficas dos espectros de UV-Vis o que levou a um percentual de 0,5% como margem de erro o que foi muito significativo, mostrando-se que a base B3lyp/6-311++G (d, p) escolhida foi muito significante para comparação entre os dados teórico em relação o experimental.

Externo à Instituição - ABEL FERREIRA GOMES NETO
Presidente - 2152952 - ANTONIO MAIA DE JESUS CHAVES NETO
Externo à Instituição - MARCELO GONCALVES MARTINS
Externo à Instituição - OSSALIN DE ALMEIDA