Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE TARCILA DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE TARCILA DE OLIVEIRA LIMA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Sala KP11

PARTICULARIDADES DA PRECARIEDADE HABITACIONAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL: análise da cidade de Marabá –
Pará

Precariedade Habitacional. Cidades médias. Amazônia Oriental. Marabá.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

Este projeto de pesquisa objetiva analisar as particularidades da precariedade habitacional na cidade de Marabá. A escolha desta produção reflete a compreensão que as cidades amazônicas resultam de processos socioespaciais específicos, tendo em vista as transformações decorrentes de intervenção estrangeira e estatal neste espaço, o que imprime características singulares em relação a outras regiões brasileiras. À luz do método do materialismo histórico e dialético, utilizou-se um conjunto de procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico de estudos na área do Serviço Social e demais campos do conhecimento que possuem como objetivo de análise a produção capitalista das cidades e os reflexos para a classe trabalhadora, com ênfase nas especificidades referente às realidades na Amazônia. No que diz respeito às discussões sobre ocupação e condições habitacionais em Marabá, foi utilizado o levantamento documental em institutos de pesquisas, como o Instituto de pesquisa Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Trata Brasil, a Fundação João Pinheiro (FJP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Marabá. O conjunto de publicações buscam subsidiar a identificação das especificidades da precariedade habitacional em Marabá e construir elementos para a fase de pesquisa de campo com os sujeitos que possuem como forma de resistência e estratégia de moradia, os assentamentos precários. A pesquisa de campo ocorrerá nos bairros Paz, Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, considerando que são bairros identificados pelo PLHIS de Marabá como assentamentos precários, em que serão utilizadas entrevistas semiestruturadas com moradores das referidas áreas e técnicos da gestão municipal para levantamento de dados sobre precariedade habitacional. O estudo se propõe a estudar uma cidade amazônica por três razões: primeiramente pela pertinência em incorporar as diversidades regionais das cidades amazônicas, inclusive para construção de dados, em que os estudos em âmbito nacional ainda se apresentam como limitados por não contemplarem todas as cidades brasileiras. Em segundo lugar, o interesse em identificar as particularidades da precariedade habitacional em Marabá se constitui por fios analíticos que contribuem para desvelar mecanismos comuns e históricos que se inserem no processo de acumulação e crise do capital. Por último, o projeto pretende contribuir e somar aos alcances das pesquisas acerca da precariedade habitacional na Amazônia, considerando uma realidade concreta, identificando as particularidades da forma de morar da população mais vulnerável, o reconhecimento da heterogeneidade do território, no sentido de promover visibilidade e fortalecimento dos sujeitos. Os resultados poderão subsidiar a formulação de políticas sociais e serem instrumentos para diálogos e articulações entre diferentes sujeitos para apontar estratégias de enfrentamento/resistência desta realidade.

Externo à Instituição - FLÁVIA DA FONSECA FEITOSA
Presidente - 2085215 - JOANA VALENTE SANTANA
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS MARIANO DE SOUZA
Interno - 3079531 - ROVAINE RIBEIRO