Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA MELO BRAGA

DISCENTE: ANA CLAUDIA MELO BRAGA
DATA: 15/03/2024
LOCAL: Google meet

A ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO ADAPTATIVA

Teletrabalho; IFES; IFPA; Teoria da Estruturação Adaptativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O teletrabalho é a modalidade de trabalho realizada à distância, que permite ao servidor exercer suas atividades laborais fora da sede da organização, sendo visto como um exemplo de inovação dentro do serviço público, pois se aproveita das novidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para inovar o modo de realização dos processos administrativos, a forma como a organização se estrutura, o acesso aos sistemas ao cidadão, conceder uma maior flexibilidade à burocracia existente, aumentando assim a celeridade na resolução de problemas e gerando melhores resultados às demandas efetuadas pela sociedade. No universo científico, a Teoria da Estruturação Adaptativa explica a adoção e utilização de Sistemas de Informação em termos de construção social, por meio da apropriação da tecnologia pelos membros de uma organização. Assim, o teletrabalho tem sido foco de pesquisas em relação à legalidade e aos impactos na vida de colaboradores, enquanto a sua operacionalização por meio de setores organizacionais vem sendo menos explorada, inclusive na área pública. Um fator de destaque dessa nova dinâmica organizacional refere-se à satisfação no trabalho, por isso é relevante para o setor público definir a oportunidade e a conveniência da adoção do teletrabalho e decidir quando e de que modo se dará eventual adesão. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a implantação do teletrabalho em servidores do IFPA sob a ótica da Teoria da Estruturação Adaptativa (TEA). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com fins exploratórios, de abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo, e como estratégia de pesquisa foi empregada uma survey. A amostra utilizada será não probabilística, por conveniência, não sendo representativa do universo, e utilizará análise de Regressão Múltipla de dados, com a apresentação de percentuais e a utilização de questionário estruturado baseado no modelo teórico de e-QVT proposto por Pantoja, Andrade e Oliveira (2020). Este instrumento será aplicado em servidores do IFPA, visando atingir os objetivos propostos na presente pesquisa. Assim, com os resultados da pesquisa, busca-se demonstrar as características da implantação do teletrabalho na instituição sob a ótica da Teoria da Estruturação Adaptativa (TEA), apresentar os riscos, os custos envolvidos, os benefícios percebidos pela instituição, e assim, também demonstrar os benefícios para os servidores da instituição, evidenciando também, a satisfação do teletrabalhador.

Presidente - 2420698 - CRISTIANO DESCOVI SCHIMITH
Interno - 2239385 - HARLEY DOS SANTOS MARTINS
Externo à Instituição - HOMERO VILAR CORREA
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 10:05