Fléxa Ribeiro, Manoel Pastana e Iris Pereira: Crítica e Artistas na Arte Decorativa nas décadas de 1920 a 1940
Arte decorativa. Arte aplicada. Ensino de arte. Crítica de arte. Iris Pereira. Fléxa Ribeiro. Manoel Pastana.
A tese tem como objetivo realizar reflexões críticas na fronteira entre arte e arte decorativa, tomando como foco três importantes personagens oriundos do norte do País: Manoel Pastana, Iris Pereira e Fléxa Ribeiro, que tiveram participação ativa na defesa da arte decorativa, ora como artistas na produção de peças para serem utilizadas pelas indústrias, com a criação de modelos de cunho nacional, utilizando a fauna e flora brasileiras e as referências das diversas etnias originárias da Região Norte, ou como intelectual e crítico de arte que vivenciou de perto essas transformações sociais, relacionadas ao ensino da arte na ENBA e as mudanças propostas com a criação do curso de arte decorativa, de modo a estimular também o desenvolvimento do pais. As três personalidades têm em comum o fato de serem paraenses, trabalharem e defenderem a arte decorativa e variando as proporções sofrerem com a falta de reconhecimento e apagamento dentro do cenário da arte brasileira. Desse modo, a tese busca esse reconhecimento, recuperar informações importantes relacionadas a eles e suas participações no cenário artístico de sua época. O marco temporal são as décadas de 20, 30 e 40, do século passado, período de grande produção artística e literária dos paraenses pesquisados, delimitados também nos desenhos existentes no Pará e na cidade do Rio de Janeiro, elaborados por Pastana e Iris Pereira, que trabalharam com arte decorativa, para aplicação pelas indústrias artísticas e dos artigos de Fléxa Ribeiro publicados em Jornais e revistas como O Paíz, Correio Paulistano e Ilustração Brasileira. A pesquisa foi realizada nas instituições existentes em Belém e Rio de Janeiro, levando em conta a limitação e o alcance geográfico. Nas coleções particulares, como também nos Arquivos, Bibliotecas, centradas nas fontes jornalísticas, periódicos e coleções existentes nos museus.