Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA JANE MIRANDA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA JANE MIRANDA DA SILVA
DATA: 25/04/2024
LOCAL: SALA 343- 3 PISO ICB UFPA

CARACTERIZAÇÃO DE PAN-RESISTOMA DE CEPAS DE Acinetobacter Baumanni ISOLADAS DE AMOSTRAS CLÍNICAS E AMBIENTAIS NA REGIÃO AMAZÔNICA

Acinetobacter baumannii, pangenoma, pan-resistoma.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Bacterologia

Acinetobacter baumannii é um cocobacillo gram-negativo com um vasto repertório de genes de resistência. Sua elevada morbidade, especialmente em pacientes comprometidos imunologicamente, resultou na sua inserção no grupo de microorganismos multirresistentes, denominado ESKAPE ((Enterococcus faecium, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Enterobacter spp.), pela Organização mundial de saúde (OMS). Com o avanço das tecnologias de análises moleculares, a genômica se tornou um componente central para o estudo de inúmeras áreas da biologia e medicina, além de auxiliar os serviços de saúde pública, fornecendo dados para a avaliação da evolução dos patógenos, descobertas de novas linhagens e variantes, identificação das cadeias de transmissão e fontes de infecção. Essas características servem de parâmetros para tomadas de decisões no controle e prevenção de surtos, alteração do tratamento farmacológico e orientações para a população. Diante disso, o presente estudo visa caracterizar o Pan-resistoma de cepas de Acinetobacter baumannii de isolados clínicos e ambientais coletados na região Amazônica, e de sequências obtidas no banco de dados do NCBI. A A. baumannii é uma bactéria oportunista que causa infecções hospitalares com elevada morbidade e mortalidade, uma vez que existem cepas resistentes a praticamente qualquer tipo de antibiótico e essa resistência múltipla das linhagens da A. baumannii representam um fator crítico para o estudo da espécie. Além disso, a plasticidade que o genoma apresenta, dificulta o fechamento de todo o arsenal de genes de resistência da espécie e sua relação com as características específicas dos diferentes isolados. Portanto, a busca por novas estratégias de combate a esse patógeno pode ser favorecida pelo conhecimento de novos elementos agregados tanto ao cromossomo quanto aos plasmídeos desta espécie.

Presidente - 2012979 - ADRIANA RIBEIRO CARNEIRO NUNES
Externo ao Programa - 2866164 - JACQUELINE CORTINHAS MONTEIRO
Interno - 1913763 - ROMMEL THIAGO JUCA RAMOS
Interno - 2492740 - ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA