Banca de QUALIFICAÇÃO: WARLEY CORREA LIRA

DISCENTE: WARLEY CORREA LIRA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Video- Conferência

Programa Saúde na Escola no município de Belém: os efeitos da educação em saúde sexual e reprodutiva nos jovens das escolas estaduais do município de Belém.

Programa Saúde na Escola. Saúde Sexual. Saúde Reprodutiva. Jovens. Município de Belém.

ÁREA: Educação

Esta Dissertação analisa os efeitos do Programa Saúde na Escola e a educação em saúde sexual e reprodutiva nos adolescentes e jovens das escolas estaduais do município de Belém. Para essa análise, são realizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe pedagógica responsável pelo PSE no estado do Pará e com os sujeitos das pesquisas: os jovens. Os nossos problemas de pesquisa são: Que efeitos o trabalho com a saúde sexual e reprodutiva prevista no PSE tem produzido na sexualidade de adolescentes e jovens da rede pública do município de Belém? Como são construídas as práticas pedagógicas do PSE no município de Belém? De que forma a saúde sexual e reprodutiva é abordada nas escolas públicas do município de Belém? De que maneira os documentos normativos abordam a saúde sexual e reprodutiva? o objetivo geral constitui-se em analisar os efeitos da promoção da saúde sexual e reprodutiva prevista no PSE na sexualidade de adolescentes e jovens da rede pública do município de Belém e os objetivos específicos referem-se a: examinar as práticas pedagógicas do PSE no município de Belém; explorar nos documentos oficiais do PSE a concepção de saúde sexual e reprodutiva trabalhada e analisar nas falas da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (CAEC) e dos professores (as) as concepções de saúde sexual e reprodutiva trabalhadas na rede pública do município de Belém. A pesquisa utiliza a análise do discurso como método baseado em alguns conceitos do pós-estruturalista Michel Foucault. Além de Foucault (1984, 2008), utilizamos Fernandes et al(2022), Santos, Adinolfi (2021), De Santiago (2012), Cavalcanti et al (2015), Varela, Ribeiro (2017), Xavier Filha (2017), Louro (2000), Fischer (2001), Ribeiro (2013), Oliveira (2010) etc. bem como documentos normativos brasileiros (2007, 2009, 2010, 2018, 2022). Esses estudos e pesquisas subsidiaram a discussão acerca da interface saúde, sexualidade e educação e da concepção de saúde sexual e reprodutiva presente nos documentos oficiais do Brasil e do Estado do Pará.

Externo à Instituição - PAULA REGINA COSTA RIBEIRO
Interno - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Presidente - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO
Notícia cadastrada em: 02/04/2024 09:00