Banca de QUALIFICAÇÃO: NIZANDRIA DOS SANTOS POMPEU

LOCAL: Campus Universitário de Cametá

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

DA LEITURA E DA ESCRITA

Afetividade. Ensino-aprendizagem. Leitura. Escrita.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo, intitulado “A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita”, se atém a compreender como as relações afetivas podem catalisar o aprender de crianças que ainda não dominam, as competências de ler e escrever. E de acordo com experiências vivenciadas, marcadas pela indissociabilidade da inter-relação presente entre afeto e cognição, anteriores a esse período. Elencamos como objetivos de pesquisa, investigar a influência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, identificando, se nas relações de transmissão do conhecimento a afetividade está sendo utilizada como catalisadora do processo de aquisição/evolução da leitura e da escrita. Também pretendemos compreender quais as estratégias envolvendo afetividade, que podem ser/são empregadas em sala de aula. Tendo como questão norteadora o seguinte questionamento: A afetividade influencia a aprendizagem da leitura e da escrita em alunos que ainda estão em evolução/estagnados nessas competências? Elegemos como metodologia para a realização desse estudo, a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, onde se utilizou a observação participante e a entrevista semiestruturada, para coletar os dados necessários, no lócus de pesquisa que foi a EMEIF “Caminho para o Sucesso”, instituição está localizada na periferia da Cidade de Cametá-PA e atende da educação infantil ao ensino fundamental menor (1º ao 5º ano). Foram observadas duas turmas do 2º ano, da tarde e os episódios que foram marcados por relações afetivas no decorrer do ensinar e do aprender foram narrativizados de acordo com a teoria histórico-cultural de Vygotsky que nos sustenta enquanto abordagem teórica em suas obras de (1982), (1988), (2000). (2005), (2007), junto a Smolka (2001), Falabelo (2005) e (2020) e Pino (mimeo). Onde se evidenciou que modo de ensinar do professor, provoca manifestações afetivas nos alunos, quando se relaciona conhecimentos anteriores e extraescolares com os escolarizados, por meio da aplicação da significação e do afeto no processo ensino-aprendizagem, visando sanar dificuldades e alcançar resultados satisfatórios.

Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Externo ao Programa - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO