Banca de DEFESA: ALESSANDRO RICARDO PINTO CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRO RICARDO PINTO CAMPOS
DATA: 27/02/2024
LOCAL: CTIC

HISTORIAS DE GUERRA DO POVO KA’APOR: NOVAS E ANTIGAS ESTRATEGIAS.

Povo Ka’apor; Guerra Tupinambá; Narrativas Audiovisuais;

ÁREA: Antropologia

A pesquisa acerca da temática da guerra, antiga e atual, do povo Ka'apor é a motivação central desta tese. A investigação foi realizada com o objetivo de analisar a guerra enquanto temática relevante do campo da antropologia das sociedades indígenas brasileiras, por ser essa uma prática relevante para os Tupinambá, conforme evidenciado pela literatura especializada. E, dentre estes a guerra é notadamente importante para o povo Ka’apor. Assim, busco unir o passado e o presente para refletir os modos operacionais e estratégicos de sobrevivência de uma comunidade humana. Precisamente, desenvolvo pesquisa etnográfica para compreender estas dinâmicas que envolvem a guerra, em contexto da Aldeia Axinguirendá, dos Ka’apor, localizada no estado do Maranhão, estado vizinho do Pará, na região nordeste do Brasil, fazendo parte da região amazônica. Evidencia-se que, ao longo dos tempos, toda esta região tem sido cenário de conflitos interétnicos provocados sempre por invasões dos territórios indígenas por não indígenas. Ainda no século XIX, esses conflitos estavam vinculados à intensificação não controlada de economias extrativas, tais como garimpo de metais preciosos. Estes inúmeros conflitos forçaram outros deslocamentos dentro da Terra Indígena dos Ka’apor. Na intenção de proteger e vigiar sua terra, novas aldeias foram criadas em locais estratégicos. A guerra é importante e fundamental elemento de identidade étnica entre os Ka’apor, e pelo que se observou, atualmente, ela está sendo desenvolvida mais no âmbito da representação política institucionalizada e ativismo político via Associação e no ciberespaço, importa conhecer como era, como está e como ocorreu esta transformação ao longo dos tempos. Importa conhecer esse processo e seus impactos no modo de vida deste povo e esta tese, portanto, visa à compreensão e explicação de tais transformações e permanências.

Interno - 698.575.631-04 - CLAUDIA LEONOR LOPEZ GARCÊS - MPEG
Presidente - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo à Instituição - ETIENNE SAMAIN
Externo à Instituição - RENATO MONTEIRO ATHIAS