Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA TEIXEIRA PAES

DISCENTE: FERNANDA TEIXEIRA PAES
DATA: 05/04/2024
LOCAL: Sala 2

FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS E ENFERMEIRAS INDÍGENAS: ESTRUTURAS E PROCESSOS DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA

Enfermeiros e enfermeiras; Povos indígenas; Capacitação de recursos humanos; Diversidade, equidade e inclusão; Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Objetivo: Analisar as estruturas no entorno da inclusão e permanência na formação de enfermeiros e enfermeiras indígenas. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, de base documental conduzido em duas etapas, a primeira sobre as estruturas no entorno da inclusão e a segunda pelos processos da inclusão e permanência. Resultados Preliminares: Identificou-se inicialmente quatros eixos: Estrutura Político Pedagógica e Produção do conhecimento; Potencialidades da inclusão de estudantes indígenas nos cursos de Enfermagem; Diversidade, equidade e inclusão na formação para o SUS e; Processos identificados para permanência. Conclusões iniciais: A estrutura atual do ensino superior, de bases colonialistas, são incipientes frente a representatividade destes nos territórios amazônicos, sendo necessário rever estrutura educacional das faculdades e programas de pós- graduação para refletir na formação inclusiva e equânime em casos específicos como da Universidade Federal do Pará.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Externo à Instituição - ELIENE DOS SANTOS RODRIGUES
Externo ao Programa - 3556437 - INARA MARIELA DA SILVA CAVALCANTE
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA