News

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL ALVES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL ALVES DO NASCIMENTO
DATA: 22/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ADSORÇÃO DE CIPROFLOXACINO E NORFLOXACINO EM SOLUÇÃO AQUOSA POR CARVÃO ATIVADO PRODUZIDO A PARTIR DA CASCA DO CUPUAÇÚ (Theobroma grandiflorum)


PALAVRAS-CHAVES:

Remoção de fluoroquinolonas; contaminantes emergentes; carvão ativado; casca do cupuaçu.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi investigar a remoção dos antibióticos ciprofloxacino (CIP e norfloxacino (NOR) em solução aquosa pelo processo de adsorção, utilizando carvão ativado derivado da casca do cupuaçu (CAC) como adsorvente não convencional e de baixo custo. O CAC foi caracterizado física e quimicamente e os experimentos de adsorção foram norteados pelo planejamento de box-behken a fim de avaliar os efeitos do tempo de contato (X1), concentração de adsorbato (X2) e dosagem de adsorvente (X3) sobre a porcentagem de remoção e capacidade de adsorção de CIP e NOR. As condições ótimas do processo de adsorção foram determinadas pela função desejabilidade e sob essa condição foram obtidos os dados cinéticos de adsorção. Os modelos cinéticos de pseudo primeira ordem (PPO), pseudo segunda (PSO) ordem, elovich, difusão intrapartícula e modelo difusional de Boyd foram ajustados aos dados experimentais a fim de investigar o mecanismo de transferência de massa. O CAC apresentou rendimento similar (50,22 %) a outros carvões ativados com H3PO4, baixo teor de umidade (4,81 %) e cinzas (4,27 %). Grupos funcionais ácidos foram identificados no CAC em maior quantidade (3,982 mg Eq/g) do que os básicos (0,092 mg Eq/g) e o pHPcz encontrado foi de 3,85. Devido as características zwiteriônicas de CIP e NOR, a adsorção foi mais eficiente em pH 5,0. Nessa condição o CAC assume um caráter básico (pH da solução > pHpcz do carvão), e como as moléculas de CIP e NOR estão predominantemente em suas formas catiônicas, a interação eletrostática é facilitada. As variáveis de entrada X1 X2 e X3 mostraram-se estatisticamente influentes (p ≤ 0,05) e a condição ótima operacional para adsorção de CIP foi no tempo de 266,40 min, em concentração de 192 mg/L, com dosagem de adsorvente de 0,57, já para o NOR a condição ótima foi de 273,60 min, 186 mg/L, 0,55 g/L. O processo de cinética de adsorção para ambos os antibióticos foi melhor descrito pelo modelo de PSO e a análise do modelo de difusão de boyd, sugere que a etapa limitante da transferência de massa é governada pela difusão externa ou pela difusão externa mais a difusão intrapartícula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1258603 - CRISTIANE MARIA LEAL COSTA
Externo à Instituição - ELISANGELA LIMA ANDRADE
Presidente - 326380 - LENIO JOSE GUERREIRO DE FARIA
Externo à Instituição - PATRICIA TERESA SOUZA DA LUZ
Interno - 1549677 - RAUL NUNES DE CARVALHO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/03/2024 08:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1