Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIANNE FERREIRA DE JESUS

DISCENTE: CHRISTIANNE FERREIRA DE JESUS
DATA: 06/06/2019
LOCAL: Sala 21 do PG Itec

Concreto colorido produzido a partir de cimento LC³

Concreto Colorido. Pigmentos. Cimento LC3 . Eflorescência. Inovação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

O concreto dos dias atuais é um material com uma ampla gama de demandas como: a viabilidade econômica, a sustentabilidade, o alto desempenho em termos de flexibilidade de formas, resistência mecânica e durabilidade. No passado, a cor cinza não o tornava atrativo aos arquitetos como material para estruturas aparentes. A grande maioria dos arquitetos revestia o concreto com outros materiais como: tintas, cerâmicas, painéis de vidro, entre outros Esta situação vem se modificando nos últimos anos com uma nova concepção urbanística de integrar o edifício ao entorno por meio de novas texturas, materiais e cores. No Brasil, assim como no restante do mundo, o emprego do concreto cromático, branco ou colorido, vem ganhando, nos últimos anos, mais espaço na arquitetura do que no passado, mas seu uso ainda é incipiente em relação ao concreto de cimento cinza. São empregados de forma mais significativa nos pavimentos intertravados, em pisos industriais e em menor proporção nas estruturas de pontes, viadutos e edificações. A principal dificuldade do emprego de concretos cromáticos é o seu alto custo de produção. O cimento branco estrutural não é mais produzido no Brasil, o que eleva o custo de aquisição por ser um material importado; o pigmento inorgânico pode custar até 10 vezes o preço do cimento e o controle de produção deste tipo de concreto é mais rigoroso. Além destes aspectos, há ainda pouca informação sobre o comportamento do concreto colorido em termos de manutenção da cor ao longo do tempo. O principal problema do concreto colorido se deve à eflorescência, manchas brancas que prejudicam a estabilidade da cor, decorrentes da lixiviação do hidróxido de cálcio, proveniente da hidratação do cimento, em meio de elevada umidade. Uma possibilidade de proporcionar maior estabilidade ao concreto colorido seria por meio da produção com cimentos com baixo teor de sais solúveis. A pesquisa tem como objetivo produzir misturas de concreto colorido, com um cimento com incorporação de 50% de uma mistura de argila calcinada e calcário (limestone calcined clay cement, LC3 ) e avaliar seu comportamento em termos de resistência mecânica, de capacidade de pigmentação e estabilidade da cor sob as condições do intemperismo local da região amazônica. Para efeitos de comparação, serão também produzidos concretos coloridos com cimento branco estrutural e um cimento Portland cinza convencional. Parte-se da hipótese de que o concreto colorido produzido com este tipo de cimento LC3 possa reduzir a eflorescência, porque as adições minerais incorporadas ao clínquer irão eliminar os sais solúveis. Quanto às cores, a tonalidade mais clara de cimento não interferirá na capacidade de pigmentação, proporcionando um efeito estético próximo ao do cimento Branco estrutural.

Interno - 2025609 - LUCIANA DE NAZARE PINHEIRO CORDEIRO
Presidente - 3153107 - MARCIO SANTOS BARATA
Externo ao Programa - 1242255 - RISETE MARIA QUEIROZ LEAO BRAGA
Notícia cadastrada em: 05/06/2019 12:19