News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA CRISTIANE SOUSA RAIOL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA CRISTIANE SOUSA RAIOL
DATA: 14/03/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Convento dos Mercedários
TÍTULO:

Os Dutos Verticais de Produção Regional dos Séculos XIX e XX: Histórico, levantamento dos remanescentes e propostas de conservação.


PALAVRAS-CHAVES:

calhas metalicas, patrimonio historico, conservacao e restauro


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Os dutos verticais (ou calhas) de metal são elementos notáveis em fachadas históricas na cidade de Belém, principalmente nas áreas do Centro Histórico e arredores, sendo elementos funcionais e ornamentais que compõem a estrutura de casarões e residências. Estes elementos foram inseridos no contexto do século XIX, onde Belém passava por um intenso processo de urbanização e higienização, procurando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de medidas sanitaristas. Inicialmente, estes elementos eram importados da Europa, juntamente com outros produtos em ferro, mas o alto custo e tempo de importação fez aumentar a procura por alternativas. Afim de atender esta demanda, a produção regional, como a do Instituto Lauro Sodré começou a produzir calhas e outros ornamentos e objetos em metal, como parte da produção de suas oficinas. Os objetos produzidos regionalmente possuíam clara influência dos produtos importados, confeccionadas com o design semelhante, porém com acabamento mais simples e metal aparente mais simples. Atualmente, ainda é possível encontrar ambos os modelos de dutos, embora encontrem-se danos que comprometem a continuidade destes elementos. Considerando que as calhas de metal são elementos importantes das construções históricas e sua presença garante a prevenção de problemas de infiltração, que podem desencadear em danos irreversíveis para as alvenarias das construções, assim como desfigurar a fachada, uma vez que as calhas também são elementos ornamentais, característicos do estilo Eclético que foi introduzido na Belém da Bélle Époque. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é identificar as calhas derivadas da produção regional de objetos metálicos dos séculos XIX e XX em Belém, no que tange a pesquisa histórica e material, assim como dos produtos de intemperismo, afim de criar subsídios para a elaboração de medidas de salvaguarda, com propostas de conservação e restauro. Para tal, foi realizado levantamento nos bairros do Centro Histórico e arredores, identificando oitocentas e quatorze calhas, identificadas a partir de suas características visuais; levantamento histórico sobre o Instituto Lauro Sodré, identificando as oficinas de serralheiro que confeccionavam os dutos; serão realizados ainda as pesquisas tecnológicas afim de identificar as ligas metálicas constituintes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Externo ao Programa - 2301402 - ROSEANE DA CONCEICAO COSTA NORAT
Interno - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Notícia cadastrada em: 13/03/2019 16:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2