News

Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLA DE MELO SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLA DE MELO SANTOS DA SILVA
DATA: 05/02/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Via remota
TÍTULO:

MODERNIZAR PARA QUÊ E PARA QUEM? EXPECTATIVAS E EXPERIÊNCIAS DE [CONTRA]MODERNIZAÇÃO NOS BAIRROS DO GUAMÁ E PEDREIRA (1940-1980)


PALAVRAS-CHAVES:

Modernização; Cartografias; Belém; Guamá; Pedreira


PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O Guamá e a Pedreira são dois dos bairros mais populosos da capital paraense, ambos possuem parte de seus territórios em áreas de baixadas e igualmente têm a característica de serem fronteiriços, estando nos limites de certos espaços e processos. Como outros bairros de Belém, têm a condição paradoxal de ao mesmo tempo em que estão perto – fisicamente – do centro da cidade e participam em certo sentido de suas dinâmicas, também fazem parte da periferia e possuem uma série de problemas de infraestrutura, saneamento, segurança e carência de espaços de lazer. Este estudo busca identificar ideias de modernização que foram engendradas em ações, discursos, práticas institucionalizadas ou advindas das iniciativas de agentes da sociedade, em recortes dos bairros do Guamá e Pedreira entre as décadas de 1940 e 1980, investigando a natureza desses processos e suas ressonâncias no presente. Tem-se como foco de investigação aspectos como a arquitetura, a construção de equipamentos públicos e a implementação de serviços de infraestrutura urbana (abastecimento de água, iluminação, coleta de lixo e transporte coletivo), bem como ações espontâneas realizadas no espaço construído de ambas áreas. A pesquisa parte da hipótese de que nestes bairros houve um outro tipo de modernização, não plenamente associada aos projetos “oficiais” das administrações públicas, mas que pode ter coexistido com eles. Adota-se em seu desenvolvimento uma perspectiva multimétodos, aliando a abordagem histórico-interpretativa e qualitativa, sintetizadas no método de estratégias combinadas (Groat e Wang, 2002), em razão, sobretudo, das táticas e fontes de dados utilizados, tais como: pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas e cartografias, estas últimas utilizadas no trabalho tanto como documento e ferramenta de pesquisa, mas também como metodologia de acompanhamento de processos (Passos, Kastrup e Escóssia, 2009). Busca-se ampliar e aprofundar o debate sobre espaços que apresentam experiências permeadas por ideias modernizadoras, investigando a natureza deste fenômeno em dois bairros não centrais da cidade de Belém.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2185149 - ANA KLAUDIA DE ALMEIDA VIANA PERDIGAO
Presidente - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Interno - 2360383 - RENATA DE GODOY
Externo à Instituição - RICARDO ALEXANDRE PAIVA
Externo à Instituição - VLÁDIA PINHEIRO CATANHEDE HEIMBECKER
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 10:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2