Banca de QUALIFICAÇÃO: NALLYTON TIAGO DE SALES BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NALLYTON TIAGO DE SALES BRAGA
DATA: 30/11/2023
LOCAL: PGITEC sala 21

Cimentos de baixo carbono a partir de resíduo da bauxita: finura, demanda de água, teor de sulfatos e desenvolvimento de resistência

cimento de baixo carbono; metacaulim; resíduo da bauxita; finura; sulfatos

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Há perspectiva de crescimento da demanda de materiais cimentícios para as próximas décadas, o que fará com que as emissões de  relacionadas à produção de cimento sejam responsáveis por até 15% das emissões antropogênicas mundiais de gases do efeito Estufa. Alternativas para redução do uso de clínquer, principal componente do cimento e maior responsável pelas emissões de gases poluentes associadas ao material, envolvem a valorização do uso de pozolanas naturais, resíduos e matérias-primas que confiram às matrizes cimentícias características com resistência, trabalhabilidade e durabilidade. Ressalta-se, sob essa perspectiva, a composição ternária de clínquer-argila calcinada - fíler calcário (LC³), uma mistura que elevado desempenho mecânico em idades avançadas, além de vantagens associadas à disponibilidade das matérias-primas utilizadas. Apesar disso, o LC³ possui como limitação de uso as baixas resistências em idades iniciais. Por isso, diversas propostas desenvolvidas nos últimos anos têm como objetivo dirimir as baixas resistências iniciais do LC³ e viabilizar cimentos de baixo impacto ambiental com propriedades mecânicas desejáveis já nos primeiros dias. Assim, desenvolveu-se, no Laboratório de Tecnologia das Construções (LABTEC-UFPA) uma mistura quaternária composta de clínquer-fíler calcário-argila calcinada-resíduo da bauxita (RB). O resíduo é, atualmente, um passivo ambiental proveniente do processo de beneficiamento da bauxita para obtenção de alumina, com baixo aproveitamento, e foi incorporado à composição cimentícia com a intenção de que pudesse agregar à mistura o sódio solúvel, por se tratar de um sal alcalino que potencializa resistências iniciais de matrizes cimentícias. O cimento desenvolvido apresentou elevadas resistências iniciais, especialmente devido à precipitação de C-(A)-S-H, etringita e portlandita, mas observou-se também o aumento da área superficial específica por conta das adições minerais utilizadas, resultando em maior demanda de água, bem como redução do tempo de pega devido à presença do sódio livre. Assim, o objetivo da presente pesquisa é avaliar tais cimentos quaternários de baixo carbono, com vistas à redução da sua finura, sem perda de sua reatividade, e da obtenção de uma menor demanda d’água e de um teor ótimo de sulfatos, além da averiguação da influência do teor de hidróxido de sódio sobre o desenvolvimento das resistências para as idades iniciais e mais avançadas. Para isso, dividiu-se o programa experimental em 3 (três) etapas, sejam: avaliação da composição mineralógica do cimento e da finura dos materiais cimentícios suplementares utilizados; obtenção do teor ótimo de sulfatos; e avaliação do desenvolvimento das resistências iniciais e finais.

Interno - 3170656 - BRUNO RAMOS ZEMERO
Externo ao Programa - 3352838 - EULER SANTOS ARRUDA JUNIOR
Presidente - 3153107 - MARCIO SANTOS BARATA
Externo à Instituição - OSCAR JESUS CHOQUE FERNANDEZ