Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA PAIVA APOLINÁRIO GOES

DISCENTE: AMANDA PAIVA APOLINÁRIO GOES
DATA: 06/04/2023
LOCAL: Teleconferência

Eficiência Energética em Escolas Públicas de Ensino Fundamental da Região Norte: Análise pela INI-C e Propostas de Diretrizes Arquitetônicas

Conforto Ambiental; Eficiência Energética; Edificação Escolar; Simulação Termo Energética

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

As edificações de educação pública brasileiras voltadas para educação infantil têm uma infraestrutura precária na sua maioria. Dentre diversos outros fatores educacionais, políticos e familiares, este é um dos motivos que influencia negativamente o aprendizado das crianças e jovens. Espaços com mais qualidade, conforto e adequabilidade aos processos pedagógicos certamente teriam um impacto mais positivo no sistema ensino-aprendizado. Por isso, este trabalho propõe possíveis soluções desse problema de insalubridade da infraestrutura através da análise de edificações escolares existentes e aplicação de soluções arquitetônicas eficientes energeticamente e com qualidade ambiental interna, baseadas nas conclusões e resultados destas análises. O estudo de caso para análise da eficiência energética e qualidade ambiental interna será aplicado em uma escola pública situada na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, por isso as soluções adotadas serão de acordo com a particularidade da região Norte. A NBR 15220 divide o Brasil em oito zonas bioclimáticas e caracteriza cada zona em função de temperatura e umidade relativa do ar, propondo aplicações arquitetônicas gerais que proporcionam maior conforto térmico como ventilação cruzada, isolamento térmico das paredes, entre outras. Seguindo esta linha de zoneamento bioclimático, as conclusões da análise da escola situada em Manaus poderão ser aplicadas às demais cidades da região Norte, por possuírem características térmicas e bioclimáticas semelhantes. Nesse sentido, a finalidade deste trabalho é contribuir com futuras reformas ou retrofits de escolas públicas situadas na região Norte a partir de orientações obtidas por resultados de estudo deste trabalho para melhorar a eficiência energética, promovendo maior conforto aos usuários da edificação escolar, assim como maior sustentabilidade do próprio edifício construído, para que tenha a mesma funcionalidade, gastando menos energia e proporcionando maior salubridade aos seus usuários. Por isso, o presente trabalho propõe apresentar diretrizes de processos metodológicos que auxiliem projetistas e profissionais competentes na realização de reformas que atendam às exigências da sustentabilidade, para que a geração atual e as gerações futuras possam usufruir da melhor estrutura física de um ambiente de aprendizagem, através dos conceitos de uma boa qualidade ambiental interna.

Interno - 3170656 - BRUNO RAMOS ZEMERO
Externo à Instituição - CAREN MICHELS
Presidente - 2216180 - CARMINDA CELIA MOURA DE MOURA CARVALHO
Externo à Instituição - IVANIZE CLÁUDIA DOS SANTOS E SILVA