Ensino do Pensamento Computacional como Estratégia para a Regulação Emocional de Alunos da Educação Básica.
Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Regulação Emocional, Jogo Sério.
O Pensamento Computacional (PC) é uma abordagem de ensino que usa diversas técnicas proveniente da Ciência da Computação e vem gerando um novo foco educacional no quesito inovação nas escolas como um conjunto de competências de solução de problemas que devem ser compreendidos por uma nova geração de estudante. Segundo o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CRTC), o PC tem sido considerado como uma das habilidades fundamentais do ser humano, ao lado da leitura, escrita e aritmética. Outro ponto importante é o emocional que cada pessoa emprega em atividades cotidianas. Os seres humanos possuem emoções que podem ser positivas, como a alegria, ou negativas como a raiva, e tais emoções podem ser ainda mais intensas e desorganizadas em jovens pré-adolescentes. Ainda são escassos assuntos que tratam da relação entre regulação emocional e desempenho escolar, porém, atualmente há uma preocupação crescente com a
regulação emocional de jovens e adolescentes, sendo este o fato que consiste em identificar, entender e modular as emoções entre intensidade e frequência. Com isso, este trabalho tem como objetivo gerir a inclusão do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas, como estratégia de análise da regulação emocional, avaliando se a inclusão do PC é satisfatória para a inteligência emocional dos alunos. O foco principal está em ações educacionais, através do PC, que envolvam o campo dos relacionamentos e de melhoria no desenvolvimento humano dos alunos, buscando desta forma contribuir para a formação emocional saudável e consequentemente para a melhora na assimilação de conteúdos de ensino. Como parte da proposta desse estudo, foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), com o objetivo de identificar estudos que utilizaram o PC no processo de regulação emocional, além de verificar que ferramentas,
softwares e metodologias os pesquisadores abordaram em suas pesquisas. Foi realizada uma Oficina sobre Educação em Computação no Ensino Básico para os profesores das disciplinas de matemática e ciências que participam ativamente na pesquisa e serão os responsáveis por conduzir as atividades aos alunos. As atividades desplugadas foram planejadas e roteirizadas ao contexto do plano de ensino disponibilizados pelos professores
e o jogo que será ministrado como atividade plugada está em construção e irá abordar a temática de conceitos de eletricidade oriundo da disciplina de ciências e conceitos de matemática, tendo como temática um roteiro baseado na cidade de Belém, com o objetivo de proporcionar uma maior familiaridade aos alunos.