REACT-M: UMA EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM REACT PARA APOIO AO PROCESSO DE GERÊNCIA DE REQUISITOS DE SOFTWARE BASEADO EM EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS
Engenharia de Requisitos Ágil, Gerência de Requisitos, Métodos Ágeis, Melhoria do Processo de Software, Revisão Sistemática da Literatura, Estudo de Caso.
A adoção de abordagens ágeis para o desenvolvimento de software vem crescendo na indústria desde o início da década de 2000, devido propor soluções alternativas para minimizar alguns problemas das abordagens tradicionais, bem como alguns desafios dos próprios métodos ágeis atuais. Uma área que está ganhando destaque é a Agile-RE, que busca aplicar os princípios e os valores dos métodos ágeis nas atividades de Engenharia de Requisitos, ou seja, permite desenvolver e gerenciar os requisitos de forma mais ágil. O Métodos o REACT (Requirements Evolution in Agile ContexT) é uma proposta de método ágil para o desenvolvimento de requisitos ágeis, no entanto não possui cobertura às atividades de Gerência de Requisitos que são fundamentais para controlar a evolução dos requisitos durante a vida do software. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o método REACT-M (REACT-Management), uma proposta de método ágil para apoio às atividades de gerência de requisitos que esteja fortemente fundamentado em evidências empíricas da indústria de software, nas práticas da Engenharia de Requisitos Ágil e nos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos constantes nos modelos de qualidade MR-MPS-SW e CMMI-DEV. As evidências empíricas foram extraídas de outras abordagens ágeis, as quais foram identificadas e analisadas a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura. Com os resultados obtidos do estudo secundário, foi criado o método REACT-M que busca atender todas as atividades relacionadas à gerência de requisitos de software em um ambiente ágil. Embora este método possa ser considerado uma extensão do método REACT para desenvolvimento de software, o método pode ser usado de forma independente, o que facilita a adoção por interessados. O Método REACT-M foi avaliada por meio de Estudo de Caso, conduzido em um projeto real para o desenvolvimento de um produto destinado à aprendizagem de programação. Em síntese dos resultados, observou-se que o método proporcionou mais simplicidade, flexibilidade e maior comunicação entre os participantes ao longo do projeto. Desta forma, o estudo pretende ser uma contribuição à comunidade científica e indústria de software por fornecer uma abordagem ágil para uma área específica da engenharia de requisitos, que também está alinhada a modelos de qualidade voltados à Melhoria do Processo de Software.