O USO DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE GERÊNCIA DE CONHECIMENTO
Gamificação,Framework, Aprendizado, Gestão do Conhecimento.
Considerando a relevância do conhecimento para as organizações e para outros setores da sociedade, este trabalho apresenta um FrameworkGamificado usado como parte do planejamento de uma Gamificação proposta por Alcantara e Oliveira (2018), para apoio ao ensino dos ativos e do processo de gestão do conhecimento, visando a criação de um cenário que estimule os participantes. São feitos detalhamentos do Framework, descrevendo as Dinâmicas selecionadas para compor esta proposta, as Mecânicas presentes no Framework, enfatizando: o detalhamento das formas de bonificações, juntamente com os diferentes tipos de Medalhas e suas características, que podem ser conquistadas ao longo da dinâmica; a forma de composição do Ranking; e, os Elementos de Jogos usados ao longo da Gamificação. Também são definidas as atividades, que compõem cada etapa do fluxo, com suas respectivas Pontuações, além de ser apresentado o Plano de Execução do Framework, onde é mostrado o planejamento elaborado com base na proposta apresentada por Alcantara e Oliveira (2018), para ensino e aprendizagem da Gestão do Conhecimento. Em seguida são apresentados os materiais de apoio tais como Planilha de Gamificação, Cardsde Conhecimento, Ficha Individual de Acompanhamento, e Quadro de Conhecimento. Por fim, detalhamos a aplicação desse Frameworkem três Estudos de Caso, seguido de uma avaliação qualitativa por meio de uma análise SWOT do FrameworkGamificado e, logo após, é apresentado a análise quantitativa dos dados coletados em cada estudo de caso, além de apresentar as considerações finais.