UMA FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE INDIVÍDUOS NÃO VERBAIS (SAPAJUS SPP.)
AO ARRASTAREM E RELACIONAREM OBJETOS EM AMBIENTES VIRTUAIS POR MEIO DE TELAS TOUCHSCREEEN
Tecnologia touchscreen; Análise do Comportamento; macacos-prego
Na atualidade, a tecnologia exerce papel preponderante na inserção de novas ações ao
repertório de movimentos humano, visto a velocidade com que novos equipamentos e
paradigmas de interação são criados. Com o surgimento das telas sensíveis ao toque
(touchscreen), por exemplo, diversas novas ações foram inseridas, dentre estas o
comportamento de arrastar. Este trabalho apresenta o “Arrasta!”, uma ferramenta
computacional concebida à análise do comportamento de indivíduos não verbais,
especificamente macacos-prego do gênero Sapajus spp., com foco no processo de
desenvolvimento de software, o qual foi composto por práticas dos métodos ágeis: Scrum,
Feature Driven Development (FDD) e eXtreme Programming (XP), formando um modelo
hibrido de desenvolvimento. Utilizando-se das funcionalidades da tecnologia touchscreen, o
Arrasta! possibilita a criação de cenários de testes virtuais, com objetos interativos, e a
captura de dados relativos às interações do usuário objetivando verificar se o comportamento
de arrastar estímulos visuais, por meio de telas sensíveis ao toque, pode ser inserido ao
repertorio de movimento dos Sapajus spp., assim como, se estes são capazes de relacionar tais
estímulos e seguir uma programação de testes especifica. A partir dos dados obtidos será
possível desenvolver pesquisas traslacionais para investigar a aquisição de repertórios
relacionais generalizados em humanos com atraso no desenvolvimento cognitivo.