AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO DE RASTREAMENTO DE CABEÇA EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DESKTOP
rastreamento de cabeça
design de interface
avaliação de usabilidade
Os cenários tecnológicos em que os usuários estão expostos são bastante diversificados,
com dispositivos móveis, dispositivos de visualização de larga escala, quiosques com
displays interativos, aplicações de realidade aumentada e virtual, projeções interativas
em ambientes indoor e outdoor, entre outros, dificultando a utilização do tradicional
computador de mesa com mouse e teclado. Independente do cenário, as tecnologias de
interação foram estimuladas a evoluírem para atenderem esses novos cenários, tendo
algumas como destaque, tais como: rastreamento de cabeça e olhos, reconhecimento de
gestos e fala, identificação de padrões cerebrais, etc. Essas novas formas de interação,
denominadas de interações não convencionais, atendem não somente à novos cenários,
mais também a novos perfis de usuários, portadores de necessidades especiais, por
exemplo, os quais sem as novas tecnologias teriam dificuldade de interagir nos novos
cenários apresentados. Apesar da ascendente evolução da tecnologia de novas
interações, as interfaces gráficas pouco se adaptam para o uso das mesmas, tornando a
experiência do usuário ruim para o uso em um determinado cenário, por exemplo, uma
técnica de interação que não apresenta precisão alta para clique terá dificuldades em
acionar um botão pequeno em uma interface gráfica, uma técnica imposta em um
cenário de interação de grande escala pode apresentar fadiga excessiva ao usuário, ou a
distância do usuário ao dispositivo de rastreamento pode afetar sua experiência na
interação. Contudo poucos estudos contemplam o ajuste da interface para atender os
novos modos de interação, ajustes estes, que refletem diretamente no desempenho e
experiência do usuário. Desta forma, esta proposta de dissertação de mestrado tem como
objetivo, avaliar a viabilidade do uso de tecnologia de rastreamento de cabeça como
mecanismo de interação e navegação na plataforma desktop, considerando também
adaptações nas interfaces de aplicações utilizadas pelos usuários, para uso em cenários
do cotidiano, tais como: gerenciador de arquivos, Web Browsers, editores de texto, entre
outras aplicações. Para o desenvolvimento desta dissertação serão comparadas e
testadas várias tecnologias de rastreamento de cabeça. Também será realizada uma
revisão sistemática sobre os temas relacionados (rastreamento de cabeça, interação e
avaliação) para levantar aspectos como: cenários de uso do rastreamento de cabeça,
tecnologias utilizadas, metodologia de avaliação, métricas quantitativas e qualitativas,
desafios da usabilidade do rastreamento de cabeça, entre outros. Com todas estas
informações será possível elaborar um pipeline do projeto que representa as atividades
que serão desenvolvidas para a conclusão da dissertação de mestreado, bem como
definir de forma mais detalhada a metodologia de avaliação a ser empregada. Ao fim da
pesquisa, será possível apontar boas práticas para projetos de interface gráfica do
usuário que ofereçam suporte à interação e navegação por rastreamento de cabeça.