Uma Abordagem para Ensino de Melhoria do Processo de Software em Cursos de Computação
Melhoria do Processo de Software, Computação, Curriculum, Plano de Ensino.
Este trabalho aborda o problema da desconexão entre o ensino acadêmico em Engenharia de Software e as necessidades práticas de Melhoria de Processo de Software (MPS) na indústria. O objetivo é criar um Curriculum e plano de ensino que alie teoria e prática em MPS, integrando conhecimentos atualizados e relevantes. O trabalho adota os modelos, CMMI (Capability Maturity Model Integration) e MPS.BR (MPS Brasileiro) como pilares para o desenvolvimento curricular. A metodologia empregada baseia-se em um mapeamento de ativos para a criação do Curriculum, entrevistas com especialistas para confecção do plano de ensino e avaliação por pares, visando construir um Curriculum e plano de ensino que atenda às demandas contemporâneas da indústria de software. O Curriculum e o plano de ensino apresentado são um instrumento dinâmico de aprendizado, alinhado com as competências exigidas pelo mercado, e capaz de preencher as lacunas entre o ensino acadêmico e a prática profissional. Os resultados obtidos apontam para um Curriculum que não só contempla um amplo espectro de conhecimentos essenciais para a MPS mas também promove uma abordagem de aprendizado aplicável e eficaz. Este Curriculum é projetado para preparar os estudantes com habilidades práticas, melhorando sua empregabilidade e capacidade de atender às exigências complexas e variáveis da indústria de software. Além de descrever o processo de criação do Curriculum e do plano de ensino, este trabalho também delibera sobre sua validação através de revisão por pares, onde especialistas avaliaram e contribuíram para a refinamento do conteúdo e estrutura propostos. Isso assegura que o Curriculum está atualizado com as melhores práticas e conhecimentos necessários para a formação de profissionais qualificados em MPS. A discussão inclui a relevância dos modelos curriculares adotados e a importância da integração de teoria e prática no ensino de engenharia de software. O estudo também reconhece limitações e propõe futuras pesquisas para continuar a evolução e adaptação do Curriculum às novas tendências e necessidades da indústria. Este Curriculum representa um avanço significativo no ensino de MPS, oferecendo uma base sólida para o desenvolvimento profissional de estudantes em computação e engenharia de software, e destacando a necessidade contínua de alinhar a educação superior com as realidades práticas da indústria de software.