Banca de DEFESA: DAVI AUGUSTO GALUCIO FRAZAO

DISCENTE: DAVI AUGUSTO GALUCIO FRAZAO
DATA: 27/10/2023
LOCAL: online

Geração e otimização de dashboards baseada nos dados utilizando uma composição de meta-heurísticas

Visualização da informação, PSO, Algoritmo Genético, dashboard.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico

A visualização da informação está cada vez mais inserida em diversas áreas do conhecimento. Apesar de ser amplamente utilizada em pesquisas e processos acadêmicos, o auxílio de ferramentas na tomada de decisão vem em uma crescente utilização em diversas empresas, independente de sua natureza e fim comercial. Essas ferramentas tendem a agilizar diversos procedimentos internos, bem como melhorar processos de produção e visualizar perdas econômicas em um cenário empresarial e de negócio. Assim como para a área acadêmica, traz uma consolidação da evolução das pesquisas e seus resultados. Perante esse cenário, o presente trabalho foca em demonstrar um esforço na união de duas áreas, a visualização da informação e a inteligência artificial. Para a concepção dessa ideia, foi realizado uma revisão da literatura que identificou a carência do uso de IA para automação na construção de visualizações eficientes dentro de layouts objetivos. A automação utiliza o algoritmo de otimização por enxame de partículas denominado PSO para tratar as métricas visuais, onde será capaz de acrescentar as características ideais para a construção de uma visualização através de sua função fitness. Essa função será responsável pela escolha ideal de cada característica proposta na pesquisa. Por outro lado, o Algoritmo Genético foi adicionado para criar a possibilidade da escolha de um layout objetivo e ideal dado uma determinada base de dados. A junção dessas técnicas de inteligência artificial trará a concepção inicial sobre a construção de um dashboard de forma automática, demonstrando ao utilizador visualizações e um layout próximo ao ideal.  Com o auxílio da inteligência artificial, o objetivo é tornar o processo de produção de dashboards mais factível e acessível. Com isso, o trabalho visa apresentar uma visão geral sobre o relacionamento dessas áreas para demonstrar uma base de possibilidades na construção de visualizações ideais juntamente com layouts objetivos.

Presidente - 2410749 - CARLOS GUSTAVO RESQUE DOS SANTOS
Interno - 2325270 - BIANCHI SERIQUE MEIGUINS
Externo à Instituição - ANDERSON GREGÓRIO MARQUES SOARES
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 14:14