Mitigando o Problema de Toque de Midas em Cenários de Interações não Convencionais através de Componentes de Interfaces Adicionais
Problema do Toque de Midas, Interação não convencional, Rastreamento de cabeça, Barra de Pactolo, Avaliação
Os sistemas computacionais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Essa diversidade de cenários traz consigo diferentes métodos de interação. As interações não convencionais incluem alguns métodos de interação diferentes dos tradicionais, como mouse, teclado e telas sensíveis ao toque. No entanto, a inclusão dessas tecnologias traz problemas que afetam a experiência do usuário. Dentre eles, destaca-se o Midas Touch Problem (PTM), que consiste na seleção involuntária de elementos na interface, afetando a usabilidade e causando erros na interação com a tecnologia. Assim, o objetivo deste estudo é propor e avaliar um componente de interface para mitigar o PTM. Inicialmente, este componente é avaliado em ambientes Web, mas pode ser generalizado e seu conceito pode ser reaproveitado em diversos ambientes, onde o mouse e o teclado não são acessíveis, como: realidade virtual, telas grandes, projeções, TVs, realidade aumentada, visualizações físicas, etc. Foi desenvolvido um estudo de caso no cenário web com seleção e navegação baseada em head tracking (RC), acrescentando um elemento na interface, denominado Pactolo Bar (BP). A avaliação foi realizada em duas etapas, a primeira para definir o posicionamento do BP na interface, e a segunda para realizar a comparação com uma aplicação que apresenta estratégia semelhante a BP, aplicando tarefas pré-definidas para coleta de dados quantitativos e qualitativos para as duas abordagens. A análise dos dados mostra que o BP é promissora para a mitigação do PTM e que as configurações de evento para interação, posicionamento da interface e forma da BP melhoram a experiência do usuário no contexto inserido.