Uma Abordagem para o Ensino de Algoritmos usando Metodologias Ativas em Cursos Superiores de Computação
Metodologias Ativas, Plano de Ensino, Algoritmos
O ensino de algoritmos vem se mostrando bastante desafiador nos últimos anos. A disciplina de algoritmos fornece uma base para todas as disciplinas subsequentes de programação em um curso de graduação. Os conteúdos relacionados à programação são considerados complexos e de difícil entendimento, o que acaba gerando elevadas taxas de reprovação nas disciplinas e, consequentemente, pode influenciar no aumento do índice de evasão nos cursos da área de computação. Diante disso, torna-se de grande importância explorar novas formas de intervenção pedagógica na sala de aula, como as metodologias ativas que vêm gerando resultados promissores, como a melhoria nas taxas de aprovação nas disciplinas de algoritmos ou equivalentes. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma forma de intervenção que foi incorporada a um plano de ensino voltado para a disciplina de algoritmos, elaborado com base em seis metodologias ativas: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Coding Dojo, Gamificação, Aprendizagem Baseado em Problema, Sala de Aula Invertida e Jogos Sérios; detalhando as etapas de elaboração do plano de ensino, assim como a avaliação técnica do material desenvolvido por meio de revisão por pares, que contou com a participação de especialistas no ensino de algoritmos e no uso de metodologias ativas. Como resultados, tem-se um plano de ensino que é inteiramente estruturado a partir de metodologias ativas, o qual é composto por 17 aulas teóricas e práticas, distribuídas em 5 módulos, sendo baseado em referenciais de curriculum, como a Sociedade Brasileira de Computação, Association for Computing Machinery e Institute of Electrical and Electronic Engineers. Além disso, dois estudos de caso foram executados, sendo: o primeiro para avaliar a aplicabilidade da proposta e seus efeitos a partir do ponto de vista dos alunos; e o segundo objetivando avaliar a efetividade da abordagem proposta versus o ensino tradicional, realizando uma análise estatística utilizando a distribuição t de Student bicaudal para amostras independentes, que apresentou ganhos estatísticos significativos ao utilizar a abordagem proposta.