Dynamic allocation of microservices for virtual reality content delivery to provide quality of experience support in a fog computing architecture
Computação em névoa. Microserviços. Realidade Virtual, Qualidade de Experiência
O conteúdo de Realidade Virtual (RV) vem se expandindo nos últimos anos, exigindo soluções para sua distribuição eficiente pela Internet. Os microsserviços apresentam um modelo ideal para implantar serviços em diferentes níveis de uma arquitetura de computação em névoa para gerenciamento de tráfego e fornecimento de qualidade de experiência (QoE) para conteúdo de RV. No entanto, é crucial encontrar o nó de névoa de forma eficiente para alocar os microsserviços, o que impacta diretamente a QoE dos usuários de serviços de VR. Portanto, esta tese propõe um mecanismo para alocar microsserviços em uma arquitetura de computação em névoa para melhorar a QoE com base em parâmetros de rede como atraso, tempo de migração e taxa de utilização de recursos. Na avaliação de nossa proposta, os resultados foram obtidos em diferentes cenários usando um ambiente de simulação para demonstrar e comparar a eficiência dos mecanismos existentes em termos de custo, tempo de migração, balanceamento de carga e QoE.