News

Banca de DEFESA: CHIARA FERNANDA GOMES SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHIARA FERNANDA GOMES SANTANA
DATA: 01/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala MP07
TÍTULO:

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS EM EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO PARÁ COM ENFOQUE NA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO RIO CAETÉ – 2012 A 2020.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave

Eficiência; Administração Pública; Análise envoltória de dados. Educação. Gastos Públicos.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo investigar quais Municípios pertencentes à Região de Integração do Rio Caeté, sendo estes: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu, estão alocando seus recursos de forma eficiente. A pesquisa se estrutura, a partir das discussões propostas pelo referencial teórico ao longo de dois capítulos que abordam a Teoria e o modelo de Administração Pública Gerencial, embasados, no princípio da eficiência, conforme o modelo proposto por Bresser-Pereira nos anos 90, destacando os marcos regulatórios, e por fim, uma revisão da literatura, com base em Povedano et al. (2021). Para isso, utilizou-se a Análise Envoltória de Dados – (DEA-BBC) orientada a output, que possibilita analisar comparativamente a eficiência das DMU’s. Para mensurar a eficiência dos gastos do Municípios, foram utilizados dados do INEP e do Portal da Transparência da Procuradoria Geral do Estado. Os resultados do DEA indicaram os municípios que foram eficientes tecnicamente sendo: Primavera, Santa Cruz do Arari, Sapucaia, São João da Ponta, Santarém Novo, Abel Figueiredo, Brejo Grande do Araguaia, Capanema, Nova Ipixuna, Pau D´Arco, Peixe-Boi, Cachoeira do Piriá, Piçarra, Itupiranga e Magalhães Barata que foram considerados os benchmarks, todavia Alenquer, Bragança, Cametá, Moju, Monte Alegre, Portel, Porto de Moz, São Miguel do Guamá, Tome-Açu, Uruará e Viseu foram ineficientes. A eficiência de escala obteve média de 0.3704. Esses resultados mostram que das 104 DMU’s analisadas, grande parte se mostrou ineficiente, apontando para o baixo desempenho do Ensino Público Fundamental, que pode estar relacionado a má aplicação de recursos públicos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1376642 - THIAGO POLETO
Externo ao Programa - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 17/03/2024 08:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2