News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOISE KAROLINE SERRAO CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELOISE KAROLINE SERRAO CARDOSO
DATA: 26/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião do PPGCF
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DE ANIBA CANELILLA SOBRE COMPORTAMENTO DO TIPO DEPRESSIVO E PROCESSO NEUROINFLAMATÓRIO EM MODELO MURINO.


PALAVRAS-CHAVES:

Aniba canelilla, 1-nitro-2-feniletano, neuroinflamação, depressão, plantas medicinais.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

No Sistema Nervoso Central (SNC), o processo de inflamatório envolve a participação da micróglia, liberação de mediadores inflamatórios e de espécies reativas que podem gerar danos e mortes neuronais, contribuindo para o desenvolvimento de disfunções no SNC, como a depressão e ansiedade. Dessa forma, as plantas medicinais são foco para o desenvolvimento de novos fármacos, dentre elas há a Aniba canelilla, distribuída pela região amazônica, a qual estudos já evidenciaram diversas atividades, especialmente anticolinesterásica, ansiolítica, hipnótica e anticonvulsivante. Nesse sentido, o presente estudo visa investigar o efeito do óleo essencial de Aniba canelilla (OEAc) e seu constituinte majoritário, 1-Nitro-2-feniletano (1N2F), sobre um modelo de neuroinflamação induzida por Lipopolissacarídeo (LPS). Neste protocolo, ratos Wistar machos (n= 25; 150-160g) foram tratados com OEAc, 1N2F, padrão (fluoxetina) ou solução salina durante 7 dias seguidos, entre intervalos de 24h, após 1 hora da última administração os grupos receberam a administração de LPS (0,5 mg/kg, via i.p). Após 24h, os animais foram submetidos às avaliações comportamentais (open field, teste do nado forçado e splash) e avaliação de parâmetros estresse oxidativo (GSH, MDA, CAT e SOD) e citocinas pró-inflamatórias. Foi demonstrado que o OEAc e o 1N2F promovem redução do tempo de imobilidade no teste do nado forçado, porém não alteram a diminuição locomotora e anedonia induzida pelo LPS. Portanto, para afirmar a ação definitiva do OEAc e 1N2F sobre a neuroinflamação é necessário realizar mais testes comportamentais e prosseguir com avaliação do estresse oxidativo e citocinas pró-inflamatórias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO GONCALVES PINHEIRO
Interno - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Presidente - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/03/2024 12:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2