Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSYE BIANCA SANTOS

DISCENTE: JOSYE BIANCA SANTOS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Google Meet

EFEITOS DA INFECÇÃO POR VÍRUS ZIKA NA ESPERMATOGÊNESE DE MACACO-DE-CHEIRO (Saimiri collinsi) PRÉ-PÚBERES

Primatas; reprodução animal; Saimiri collinsi; vírus zika, espermatogênese.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Fisiopatologia da Reprodução Animal

Este trabalho propõe um modelo experimental a fim de investigar os efeitos do vírus Zika na espermatogênese de macacos-de-cheiro (Saimiri collinsi) pré-púberes utilizando a biometria testicular, as dosagens dos níveis fecais de testosterona, a avaliação ultrassonográfica da bolsa escrotal e o exame histopatológico e imunohistoquímico dos testículos. O estudo foi realizado
nas instalações físicas e laboratoriais do Centro Nacional de Primatas (CENP), no Instituto Evandro Chagas (IEC) e no Laboratório de Biotecnologia e Medicina de Animais da Amazônia (BIOMEDAM), do Instituto de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Pará. Todos os animais submetidos a este experimento integravam o plantel do Centro Nacional de Primatas. Neste experimento foram utilizados cinco machos pré-púberes (≤ 2 anos de idade) da espécie Saimiri collinsi. Três animais foram infectados (grupo infectado) pela cepa ZIKV BE H815744. Dois animais não infectados (grupo não infectado) foram utilizados como controle negativo. O experimento teve a duração de 21 dias. A coleta das fezes para dosagem hormonal foi realizada diariamente. As avaliações ultrassonográficas foram realizadas a cada 7 dias. A biometria testicular foi realizada em dias intercalados (dia 0, 3, 5, 7, 10, 14 e 21). Vinte e um dias após a infecção, os machos infectados e não infectados foram eutanasiados para avaliação necroscópica, seguido da avaliação histopatológica e imunohistoquímica.

Externo à Instituição - DANUZA LEITE LEÃO
Externo à Instituição - SARAH RAPHAELLA ROCHA DE AZEVEDO SCALERCIO
Notícia cadastrada em: 19/08/2021 19:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1