Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VICTOR SILVA COUTINHO

DISCENTE: JOÃO VICTOR SILVA COUTINHO
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Online via Google Meet (meet.google.com/sio-jnev-udo)

Avaliação dos níveis plasmáticos de estradiol e testosterona e da qualidade seminal em relação a idade de Saimiri collinsi mantidos em cativeiro

Saimiri collinsi, dosagem hormonal, estradiol e testosterona

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Ginecologia e Andrologia Animal

A espécie Saimiri collinsi, popularmente conhecido como macaco-de-cheiro, é um primata Neotropical endêmico do bioma amazônico brasileiro, e tem sido proposta como modelo experimental para o desenvolvimento de biotecnologias da reprodução como a criopreservação seminal e estudos voltados a biologia reprodutivas voltada para conservação ex situ de outras espécies do gênero Saimiri (Oliveira et al., 2015; Oliveira et al., 2016a ;Oliveira et al., 2016b; Sampaio et al., 2017a; Sampaio et al., 2017b).

A fisiologia reprodutiva de machos mamíferos é influenciada por fatores sanitários, nutricionais, genéticos, hormonais, além da senilidade, que podem causar a infertilidade devido a atrofia do epitélio seminífero e redução do volume testicular, devido a falhas na espermatogênese (Lambert et al., 1997; Chacur et al., 2013).

Esteróides são hormônios produzidos pelo córtex da supra-renal ou das gônadas, estes tendo importância no controle metabólico e sexual, em machos os hormônios produzidos são a testosterona e o estradiol (Kuhn, 2002).

A testosterona é essencial à função reprodutiva dos machos, pois atua estimulando os estádios finais da espermatogênese, prolonga a vida útil dos espermatozoides no   epidídimo e estimula o crescimento, o desenvolvimento e a atividade secretora dos   órgãos sexuais do macho, bem como, as características sexuais secundárias; o comportamento sexual ou a libido do macho também são controladas pelos andrógenos (Hafez, 1995; Dixson, 2012; Snyder et al., 2018).

Já o estradiol (E2), a principal função desse estrógeno está relacionada a absorção de mais de 90% dos fluidos seminais, tendo como consequência a concentração de espermatozoides na saída do epidídimo (Fu et al., 2008). Apesar da falta de conhecimento de como o estradiol esteja relacionado a espermatogênese, indícios afirmam que seu equilíbrio desempenha um papel importante no desenvolvimento da mesma. (Zhang et al., 2010). A evidência de suporte para assumir que o estradiol poderia desempenhar um papel na transformação das células germinativas e maturação dos espermatozóides, é de que as células germinativas contêm uma aromatase P450 ativa e que os receptores e estão presentes na cabeça do epidídimo (Cooke et al., 1991; Schulster et al., 2016).

Os machos do gênero Saimiri atingem a maturidade sexual por volta dos cinco anos (Tardif et al. 2006). Em primatas humanos, com o avanço da idade ocorrem alterações na fisiologia testicular e alteração do eixo hipotálamo hipofisário, estudos recentes têm mostrado que à medida que o homem envelhece as taxas plasmáticas de testosterona e estradiol diminuem progressivamente (Traustadóttir et al., 2018; Lokeshwar et al., 2020; Qaseem, 2020). Este acontecimento acarreta uma série de consequências indesejáveis para o organismo animal, como, por exemplo, diminuição progressiva nas células de Leydig e Sertoli, involução dos túbulos seminíferos, diminuição do volume testicular, diminuição da eficácia da gametogênese, perda da qualidade seminal, disfunção erétil e limitação do libido, as quais afetam direta ou indiretamente a função reprodutiva (Chelini, 2005. Shideler, 2001).

Dado as referentes às pesquisas, a principal hipótese do nosso estudo, é de que da idade de Saimiri collinsi sob os níveis plasmáticos de testosterona e estradiol estejam correlacionadas, e a outra hipótese é que a ocorra relação dos níveis plasmáticos de testosterona e estradiol com a qualidade seminal conforme a idade dos Saimiri collinsi. Tendo em vista isto, o objetivo do trabalho é avaliar hormônios sexuais (estradiol/testosterona) e qualidade seminal em relação a idade em macacos machos da espécie Saimiri collinsi

Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Externo à Instituição - DANUZA LEITE LEÃO
Externo à Instituição - SARAH RAPHAELLA ROCHA DE AZEVEDO SCALERCIO