Banca de DEFESA: SUIANNY NAYARA DA SILVA CHAVES

DISCENTE: SUIANNY NAYARA DA SILVA CHAVES
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Remota

OS EFEITOS DA ALTATEMPERATURA DA ÁGUA E DA HIBRIDIZAÇÃO EM DUAS ESPÉCIES DE LAMBARIS AMAZÔNICOS

Mudanças climáticas. Aquecimento global. Biotecnologias reprodutivas. Characidae.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Fisiologia dos Grupos Recentes

O aquecimento global com consequente elevação da temperatura da água tem se mostrado capaz de alterar, consideravelmente, aspectos inerentes ao ciclo vital de determinadas espécies de peixes, como é o caso da reprodução. Assim, objetivando minimizar os impactos ocasionados aos peixes pela elevação da temperatura ambiental, a tecnologia de transplante de células germinativas e a esterilização de peixes, vêm sendo amplamente utilizadas como biotécnicas capazes de contribuir para a reprodução, manutenção e preservação de diferentes espécies de peixes, seja em risco de extinção ou economicamente importantes. Dessa forma, este trabalho objetivou avaliar tanto o efeito da alta temperatura no desenvolvimento embrionário, quanto da hibridização na fase adulta de duas espécies de peixes amazônicos. Para tanto, as espécies escolhidas foram Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758) e Moenkhausia oligolepis, as quais pertencem à família Characidae, que é constituída em grande parte por peixes de água doce do Brasil, e ambas se constituem como valiosos objetos de estudos por apresentarem características singulares para o desenvolvimento da aquicultura e da produção científica. Os resultados demonstraram que a alta temperatura teve efeitos relevantes no desenvolvimento embrionário dos animais estudados, e como possível ferramenta para esterilização em peixes, a hibridização entre as duas espécies mostrou-se bastante promissora.

Interno - 329.073.508-70 - DIÓGENES HENRIQUE DE SIQUEIRA SILVA - UNIFESSPA
Externo à Instituição - GEORGE SHIGUEKI YASUI
Externo à Instituição - NIVALDO FERREIRA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 12:36