Banca de DEFESA: JOSYE BIANCA SANTOS

DISCENTE: JOSYE BIANCA SANTOS
DATA: 27/04/2022
LOCAL: REPROAMAZON

EFEITOS DA INFECÇÃO POR VÍRUS ZIKA EM PARÂMETROS REPRODUTIVOS DE MACHOS PÚBERES DE MACACO-DE-CHEIRO (Saimiri collinsi):  UMA ABORDAGEM HORMONAL, ULTRASSONOGRÁFICA E HISTOPATOLÓGICA

Primatas; Vírus Zika; biometria testicular; ecogenicidade testicular; histomorfometria testicular; testosterona.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Fisiopatologia da Reprodução Animal

A puberdade é um processo temporal caracterizado pela transição para a vida adulta e pelo desenvolvimento sexual do indivíduo, a fim de que este seja capaz de se reproduzir. Distúrbios reprodutivos durante a fase puberal impactam a fertilidade do animal em sua vida adulta. Múltiplos agentes infecciosos são apontados como uma ameaça à fertilidade masculina, sendo um destes o vírus Zika. Estudos em espécimes adultos apontam a capacidade do vírus Zika em lesionar células de linhagem espermática, assim como células de Sertoli e Leydig. No entanto, ainda são escassos estudos que abordem os efeitos do vírus em animais imaturos. Primatas neotropicais são apontados como possíveis reservatórios no ciclo selvagem de transmissão do vírus Zika. O macaco-de-cheiro (Saimiri collinsi) é um primata neotropical recentemente apresentado como um candidato a modelo para o estudo da patogênese reprodutiva desse vírus. Desta forma, neste trabalho objetivou-se investigar os efeitos do vírus Zika (VZIK) em parâmetros reprodutivos (níveis fecais de testosterona, biometria testicular, ecogenicidade testicular e avaliação histomorfométrica com score de Johnsen) de macacos-de-cheiro (Saimiri collinsi) púberes. O período do experimento foi classificado de acordo com os estágios da infecção pelo ZIKV: pré-inoculação, fase aguda e fase de convalescença. Os animais infectados apresentaram redução dos níveis fecais de testosterona na fase aguda quando comparado às fases de pré-inoculação e convalescença. Entre grupos, o volume testicular e o índice gonadossomático dos animais infectados foram menores que o dos não-infectados nas fases aguda e de convalescença. Os animais infectados também apresentaram redução do volume testicular, do índice gonadossomático e da ecogenicidade testicular na fase de convalescença. Ademais, o grupo infectado apresentou valores significativamente menores que o não-infectado em todos os parâmetros avaliados na histomorfometria testicular (área tubular, epitélio seminífero, maior e menor diâmetro, altura do epitélio e score de Johnsen). A luz dos fatos supracitados, pode-se concluir que a infecção experimental por VZIK causa múltiplas alterações reprodutivas nesses animais. Em acréscimo, os parâmetros adotados nesse trabalho permitiram a avaliação quantitativa das alterações causadas pelo VZIK em machos de macaco-de-cheiro (Saimiri collinsi) púberes.

Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Externo à Instituição - DANIELE BARBOSA DE ALMEIDA MEDEIROS
Externo à Instituição - DANUZA LEITE LEÃO
Externo à Instituição - LIVIA MEDEIROS NEVES CASSEB