Banca de DEFESA: LÍVIA PATRÍCIA DA SILVA NASCIMENTO

DISCENTE: LÍVIA PATRÍCIA DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Campus de Castanhal e Remoto (Híbrido)

O PAPEL DA APTIDÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO PILOTO DO UNILIFE-M

Atividade Física; Aptidão Física; Ansiedade; Depressão; Estudantes Universitários.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
SUBÁREA: Educação Física

A prática regular de atividade física está associada à redução de diversas doenças e a melhora da saúde mental (SM). Problemas referentes a SM crescem em escala mundial, cerca de um bilhão de pessoas da população global são afetadas por algum transtorno mental (TM). Os TM apresentam etiologia multifatorial, a maioria dos diagnósticos ocorre entre os 18 e 35 anos, faixa etária na qual se encontram grande parte dos estudantes universitários, sintomas relacionados à ansiedade e depressão mostram-se comuns nesta população, onde a trajetória discente é potencialmente capaz de afetar esses jovens de diferentes formas e acabar por produzir efeitos psíquicos nocivos, que podem fazer com que os alunos abandonem a faculdade, além de promover o declínio da atividade física em decorrência da falta de tempo livre devido as demandas da rotina acadêmica. É importante monitorar a tendência de comportamentos ao longo do tempo para planejar medidas adequadas que considerem o sofrimento psíquico. Objetivo: Analisar a associação entre a atividade física e sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários por meio das variáveis: Aptidão Cardiorrespiratória (CR), Força de Preensão Manual (FPM) e Força Muscular de Membros Inferiores (FMI). Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal, a partir de dados obtidos em um estudo multicêntrico envolvendo universidades com representação em todas as regiões do país. Foi utilizado a plataforma online REDCap para aplicação dos instrumentos: Avaliação transversal de sintomas de nível 1 do DSM-5, Short Multidimensional Inventory for Lifestyle Evaluation (SMILE), General Anxiety Disorder-7 (GAD-7), Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Para investigar a aptidão física foram realizados os testes físicos: Shuttle Run para avaliar a CR, Dinamometria para FPM e Teste de Salto Vertical para avaliar a FMI. Para verificar o impacto dos componentes da aptidão física sobre a associação entre a atividade física e os sintomas de ansiedade e depressão foram realizadas uma série de análises de mediação e moderação estatística utilizando a macro PROCESS para SPSS. A significância adotada em todas as análises foi de p<0.05. Todas as análises foram realizadas no software SPSS versão 27.0. Resultados: Foram incluídos 138 estudantes (Homens=66; Mulheres=72) entre 18 e 35 anos. Observou-se que a variável de aptidão física FMI atuou como mediadora e moderadora na ação da atividade física sobre os sintomas de ansiedade, mas o mesmo não aconteceu para a sintomatologia da depressão. Não foram observados efeitos de mediação, moderação ou efeito direto da FPM e CR sobre a influência da atividade física em reduzir os sintomas de ansiedade e depressão de estudantes universitários. Constatou-se forte influência benéfica da atividade física, considerando ou não as variáveis de aptidão física, indicando que o aumento no nível de atividade física está associado a uma diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão dos participantes. Conclusão: É necessário estimular o aumento do nível de atividade física, em especial atividades físicas que promovam aumento da força de membro inferior, no intuito de reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, melhorando assim a saúde mental dessa população.

Externo à Instituição - ANDREA CAMAZ DESLANDES
Presidente - 1538770 - DANIEL ALVAREZ PIRES
Interno - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 22:59