Banca de DEFESA: LUAN BEZERRA MORAES

DISCENTE: LUAN BEZERRA MORAES
DATA: 29/04/2024
LOCAL: Sala multiuso do PPGCMH e via Google Meet (híbrido)

EFEITOS AGUDOS DE DOIS PROTOCOLOS DE EXERCÍCIO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NO AFETO, DESEMPENHO EM MATEMÁTICA E VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM CRIANÇAS

HIIE; Teste Matemático; Afeto; VFC

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
SUBÁREA: Educação Física

As desigualdades educacionais entre o Brasil e outros países evidenciam a necessidade de dedicarmos maior atenção às diversas ferramentas capazes de elevar o desempenho escolar. O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIE) pode causar efeitos positivos no desempenho matemático de crianças e adolescentes e influenciam as respostas afetivas. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é um biossinal que pode apresentar manifestações correlatas a possíveis modificações afetivas durante a realização de tarefas matemáticas. Isso se deve ao fato de que uma maior VFC está associada a uma maior resiliência do sistema nervoso e melhor desempenho cognitivo, enquanto uma baixa VFC pode indicar um nível mais elevado de estresse e menor capacidade de resiliência emocional. Objetivos: investigar o efeito agudo do HIIE no desempenho matemático, sistema nervoso autônomo e no afeto em crianças saudáveis. Metodologia: Este é um ensaio randomizado cruzado com 23 crianças de 9 anos, o Positive and Negative Affective Schedule for Children (PANAS-C8), o teste matemático (TM) foram realizados antes e após 11 minutos de exercício. Os exercícios físicos HIIE Tabata durou 4 minutos com 8 séries de 20 segundos de esforço por 10 segundos de repouso, o HIIE progressivo durou 5 minutos, com 5 séries de 20 segundos de esforço máximo seguido de 30, 40, 50, 60 e 20 segundos respectivamente de repouso. Para comparações múltiplas foram usados ANOVA de duas vias com medidas repetidas e testes t pareados com correções de Bonferroni. Também foram efetuadas análises por estatística de estimativa, para avaliar o efeito dos protocolos de exercício sobre o teste matemático, afeto e VFC, os resultados são apresentados para significância (p<0,05) e tamanho de efeito g (Hedge's). Resultados: As comparações revelam que, após intervenções de High-Intensity Interval Training (HIIE), as crianças apresentaram um aumento significativo no desempenho matemático, especialmente no protocolo HIIE Tabata (g=0,39; IC 95% 0,12 a 0,76; p=0,00), em comparação com o HIIE progressivo. No que diz respeito à resposta regulatória da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) pós-exercício, o HIIE Tabata demonstrou efeitos significativo no parâmetro de Entropia da amostra (SampEn) (g=0,32; IC 95% 0,03 a 0,61; p=0,03). No entanto, não foram observadas variações significativas nos estados afetivos após o exercício. Conclusão: Uma sessão aguda de 4 minutos de HIIE tabata são capazes de melhorar o desempenho matemático em crianças sem influenciar negativamente no afeto positivo e negativo em crianças escolares. Essa intervenção de baixo custo e de curta duração pode ser uma opção viável para aumentar o desempenho matemático das crianças.

Interno - 2247077 - ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA
Presidente - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Externo ao Programa - 1072639 - MARCOS GUILHERME MOURA SILVA
Externo à Instituição - NAINA YUKI VIEIRA JARDIM