Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN BEZERRA MORAES

DISCENTE: LUAN BEZERRA MORAES
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Sala Multiuso PPGCMH

RESPOSTAS AGUDAS DE DOIS PROTOCOLOS DE HIIT NO AFETO, DESEMPENHO EM MATEMÁTICA E NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE CRIANÇAS ESCOLARES: UM ENSAIO RANDOMIZADO E CRUZADO

Exercício, afeto, desempenho matemático

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: As desigualdades educacionais entre o Brasil e os demais países, demonstram que necessitamos dar mais atenção as diversas ferramentas que podem alavancar e aumentar o desempenho escolar. Os dados de 2018 do Programme for International Student Assessment (PISA), descrevem uma média de 489 pontos em matemática para os países da OCDE, o Brasil apresentou uma média de 379 pontos em 2018, sendo a fotografia da região norte ainda mais problemática, 366 pontos. Uma estratégia que envolve a realização de pausas durante as aulas para realização de exercícios físicos, as Pausas ativas, podem ser úteis e produtivas para um bom desempenho escolar. Nessa perspectiva, pausas ativas possuem grande potencial para elevar o desempenho na tarefa e desempenho acadêmico em crianças e demandam tempos mínimos entre as aulas. Isto é, podem ser uma maneira eficiente para melhorar o desempenho em matemática. Igualmente, estudantes que apresentam emoções positivas em relação a matemática, revelam um desempenho superior nessa disciplina em relação aqueles que manifestaram emoções negativas. O HIIT, em uma sessão aguda pode influenciar no estado de humor e respostas afetivas. Diante disso, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) pode ser estudada como um potencial biossinal que possa apresentar manifestações correlatas as possíveis modificações de afeto durante a realização de tarefas matemáticas. Objetivo: Investigar o efeito agudo de dois protocolos de HIIT, no humor, desempenho matemático e no sistema nervoso autônomo em crianças saudáveis. Metodologia: Este estudo é um ensaio randomizado cruzado com 18 crianças, Nos dias de experimento, cada criança respondia de forma manuscrita o questionário Positive and Negative Affective Schedule for Children (PANAS-C8), para crianças brasileiras, ela é composta por oito itens que avaliam afetos positivos e negativos e, em seguida faziam uma sequência de testes aritméticos de desempenho matemático em um software de avaliação de habilidades cognitivas Psychology Experiment Building Language (PEBL). O teste de desempenho em matemática, foi avaliado com total de 25 questões de adição, em seguida realizavam o protocolo de exercício (HIIT) para logo depois responderem novamente a escala de afetos e posteriormente realizarem mais uma vez o teste de desempenho em matemática. Os testes aritméticos foram realizados em repouso e repetido 11 minutos após os exercícios. Resultados: A análise comparativa entre os protocolos de HIIT revelou que as crianças apresentaram aumento no número de acertos após a realização do TABATA (g = 0.325; p = 0.038; 95% IC 0.0446, 0.742), o que não foi observado no após o PROGRESSIVO (g = 0.186; p = 0.224; 95% IC -.128, 0.483). No HIIT progressivo, o tamanho do efeito para o afeto positivo foi de 0.143, com um intervalo de confiança de 95% entre -0.0454 e 0.528, e um valor-p de 0.224. Para o afeto negativo, o tamanho do efeito foi de -0.104, com um intervalo de confiança de 95% entre -0.364 e 0.347, e um valor-p de 0.45. No HIIT tabata, o tamanho do efeito para o afeto positivo foi de -0.124, com um intervalo de confiança de 95% entre -0.373 e 0.0507, e um valor-p de 0.19. Para o afeto negativo, o tamanho do efeito foi de 0.0, com um intervalo de confiança de 95% entre -0.321 e 0.181, e um valor-p de 0.866. Conclusão: Uma sessão aguda de 4 minutos de HIIT tabata são capazes de melhorar o desempenho matemático em crianças sem influenciar negativamente no afeto positivo e negativo em crianças escolares. Essa intervenção de baixo custo e de curta duração pode ser uma opção viável para aumentar o desempenho matemático das crianças.

Presidente - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Externo ao Programa - 1072639 - MARCOS GUILHERME MOURA SILVA
Interno - 1537980 - NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 21:46