Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS PAMPLONA SANTIAGO

DISCENTE: MATHEUS PAMPLONA SANTIAGO
DATA: 24/06/2021
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet

"DESENVOLVIMENTO DO MODELO MATEMÁTICO PARA DISPERSÃO DE PLÁSTICO SUPERFICIAL EM ESTUÁRIO AMAZÔNICO".

Zona Costeira Amazônica, Plástico, D-Flow, D-Waq PART.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia

A produção de plástico global passou de 1,5 milhão de toneladas para um estimado de 335 milhões de toneladas, entre os anos de 1950 a 2016, respectivamente. Concomitantemente, modelos numéricos criados a partir de informações geoespaciais avaliaram que o impacto do carreamento de plástico por rios ao oceano está entre 1,15 e 2,45 milhões de toneladas métricas por ano. Esses resíduos podem ser transportados nos grandes centros urbanos pelos sistemas municipais de drenagem e chegar ao oceano, causando diversos impactos para a biota marinha e ainda para a economia dos estados costeiros. O estuário amazônico é um sistema complexo influenciado por processos meteorológicos e oceanográficos bastante peculiares. Já foram aplicados modelos hidrodinâmicos na região, embora seja difícil a definição de malhas curvilíneas para a área devido a sua complexa morfologia, sendo poucos trabalhos realizados em malha flexível. Além disto, ainda não foi desenvolvido nenhum modelo de transporte de plástico para a área. Neste sentido, simular a dispersão de plástico, através do rio Guamá e Baía do Guajará, tem o objetivo de entender como os plásticos lançados na zona costeira amazônica interagem com a elevada hidrodinâmica e forçantesatípicas da região, tais como: a elevada descarga fluvial, a influência das correntes de maré e a força de atuação dos ventos, provavelmente, responsáveis por acumular e/ou dispersar estes resíduos ao longo do seu percurso. Para desenvolver o modelo hidrodinâmico em malha flexível será utilizado o módulo D-Flow, enquanto que para simular a dispersão das partículas será utilizado o Módulo D-Waq PART. Com isto, este trabalho espera compreender como ocorre a dispersão de plástico na região amazônica e, assim, determinar de acordo com diferentes cenários de lançamentos de lixo quais as suas trajetórias e os pontos de acumulação.

Presidente - 1729914 - MARCELO ROLLNIC
Interno - 2358111 - RENAN PEIXOTO ROSARIO
Interno - 2770184 - SURY DE MOURA MONTEIRO
Externo ao Programa - 526.336.242-00 - TOMMASO GIARRIZZO - UFPA