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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO PANTOJA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO PANTOJA DA SILVA
DATA: 21/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Evolução Multitemporal (2010-2022) Do Canal De Acesso Do Estuário
Do Rio Amazonas (Canal Norte - Baía De Macapá - Amazônia Ocidental)


PALAVRAS-CHAVES:

Geomorfologia; Navegação; Morfodinâmica; Dinâmica Batimétrica.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
RESUMO:

O estuário do rio Amazonas (Amazônia Ocidental), desempenha um papel crucial
como via de acesso para a navegação na região. O Canal Norte, é uma rota estratégica
utilizada para o transporte de mercadorias e pessoas, além de representar a porta de saída e de
chegada do comercio exterior brasileiro. No entanto, a evolução natural do canal ao longo do
tempo pode afetar significativamente a navegação e os processos hidrodinâmicos envolvidos.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a evolução multitemporal (2010 a
2022) do canal de acesso e Baía de Macapá, com foco na navegação e nos processos
hidrodinâmicos. Os procedimentos metodológicos seguirão as seguintes etapas: (1) Pesquisas
bibliográficas em plataformas de busca Scielo, CAPES, entre outros, (2) Aquisição de sondas
batimétricas (x, y, z), e de dados ambientais (maré: altura – m, correntes -m/s, vazão - m 3 /s,
índice de chuvas - mm/ano, vento – m/s), (3) Aquisição de cartas náuticas (Marinha do Brasil)
e imagens de satélites Landsat (Google Earth Engine); (4) Geração dos mapas batimétricos e
interpolação dos diversos anos será realizada através do software ArcGis Pro®; (4) Análise
multitemporal dos mapas batimétricos (produzidos); (5) Mensuração (em metros) da diferença
entre as isóbatas de mesma profundidade comparadas entre os anos analisados para
quantificação das mudanças das formas de fundo (m), através do software ArcGis Pro®; (6)
Processamento de imagens de Landsat para avaliação da evolução das margens e bancos
lamosos, mediante o uso do Google Earth Engine (2022); (7) Processamento de dados
ambientais – tabulação, geração de histogramas, mediante uso do Python; (8) Análise
integrada para compreensão da evolução multitemporal do canal de acesso. Ainda, serão analisados registros históricos de dados de navegação (profundidade mínima, largura docanal), a fim de avaliar a adequação do canal para a navegação durante o período estudado.Essa análise permitirá identificar os trechos críticos do canal que podem representar desafiospara as embarcações, como áreas de pouca profundidade ou estreitamento do canal. Osresultados serão de grande importância para o planejamento, gestão e navegabilidade do canalde acesso do estuário do rio Amazonas. Além de subsidiar a formulação de políticas públicasvoltadas para o desenvolvimento sustentável da região, buscando o equilíbrio entre as necessidades da navegação, a preservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI
Interno - 1729914 - MARCELO ROLLNIC
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
Interno - 2358111 - RENAN PEIXOTO ROSARIO
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 12:17
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