News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHNATA AZEVEDO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHNATA AZEVEDO FERREIRA
DATA: 28/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: LAPMAR
TÍTULO:

Avaliação das influências espaço-temporais e das variações de maré nas concentrações de metais em água e sedimentos estuarinos do entorno de um polo industrial amazônico.


PALAVRAS-CHAVES:

Estuários, Metais, Formação barreiras, Água e Sedimento


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
RESUMO:

O estuário do rio Pará é formado pelo rio Tocantins e afluentes de pequenas contribuições como os rios Guamá e Capim. O estuário é um importante ecossistema por servir de abrigo e reprodução para diversas espécies de peixes além de ser responsável pela reciclagem de nutrientes para o meio aquático. Entretanto, esse ambiente sofre constantemente descargas de efluentes de origem doméstica e industrial. O município de Barcarena, estado do Pará, localizado a 40 km de distância da capital (Belém) é um local de grande importância econômica para o estado, possuindo um polo industrial no setor de Alumino, Caulim e siderurgia. No presente estudo, foram coletadas amostras de água e sedimento no estuário do rio Pará em diferentes períodos sazonais (transição estiagemchuvoso, chuvoso, transição chuvoso-estiagem e estiagem). Os dados químicos de águas e sedimentos foram realizados em triplicata, na maré enchente e na vazante. Após a coleta, as amostras foram enviadas para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde são analisadas as concentrações de 10 metais (Al, Ba, Cd, Fe, Pb, Mn, Ni, Cr, As e Hg), na água (fração total, particulada e dissolvida) e em sedimentos (fração total) através da técnica de Espectrometria de Absorção Atômica com atomização em Chama, Forno de Grafite, Vapor Frio de Mercúrio e Geração de Hidretos. Os resultados obtidos mostraram que em todos os pontos analisados, tanto na água como no sedimento os metais Al, Fe e Mn apresentaram as maiores concentrações em todos os pontos. Esse resultado já era esperado, pois tais elementos apresentam as maiores concentrações na formação geológica da região (formação Barreiras). Também, foi observado uma possível correlação entre o Fe e Mn, onde esses dois elementos apresentaram comportamento muito semelhante na água. Assim, concluímos que estudos de avaliação ambiental na Amazônia devem levar em consideração o aporte natural de metais nos compartimentos abióticos para que se possa pontuar os potenciais contaminações advindas de atividades antrópicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEANDRO MACHADO DE CARVALHO
Presidente - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Interno - 843.147.452-15 - SARITA NUNES LOUREIRO - UFPA
Externo ao Programa - 3305840 - SILDIANE MARTINS CANTANHEDE
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 12:11
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1