Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO DE SOUZA BRITO

DISCENTE: MAURICIO DE SOUZA BRITO
DATA: 28/08/2023
LOCAL: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

ANÁLISE DA DINÂMICA POPULACIONAL E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE POPULAÇÕES DE OSTRACODES (CRUSTACEA) NA ILHA DE COTIJUBA, BELÉM (PA)

Impactos ambientais. Monitoramento. Ostracofauna. Ilha de Cotijuba. Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia

A ocupação e o uso descontrolado de áreas de proteção ambiental (APA) e áreas candidatas à APA no município de Belém-PA, e no entorno, têm ampliado processos não naturais devido à intensa atividade humana nesta região. Para mitigar os efeitos dessas intervenções, a Paleobiologia da Conservação tem se mostrado relevante, fornecendo dados de reconstrução da distribuição histórica da fauna e flora desses ambientes, correlacionando passado, presente e futuro. Por sua vez, os ostracodes, pequenos crustáceos aquáticos que fazem parte da meiofauna bentônica, desempenham um importante papel na avaliação da qualidade da água. Estes organismos podem colaborar com informações a respeito das mudanças ocorridas nos ecossistemas ao longo do tempo, por meio da estrutura das comunidades e da análise química de suas carapaças, uma vez que estes constroem sua carapaça a partir do carbonato de cálcio retirado da água, tornando-os extremamente sensíveis às variações ambientais. O desenvolvimento de suas populações está intimamente relacionado às condições físico-químicas do ambiente, como salinidade, temperatura, oxigênio dissolvido e pH, colaborando assim, juntamente com o auxílio dos parâmetros físico-químicos da água, na avaliação dos impactos da poluição no ambiente. Nesse contexto, a ilha de Cotijuba (Belém-PA), é uma área de extrema relevância por ser uma candidata à Unidade de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (UCDS), inserida em um ambiente estuarino com influência do Oceano Atlântico. Com isso, o presente estudo visa realizar o monitoramento da ostracofauna e bioclastos associados na ilha de Cotijuba, buscando caracterizar as diferenças entre o ambiente antigo e o novo. Dessa forma, a análise da ostracofauna local permitirá o uso desse grupo como bioindicador para o monitoramento e avaliação dos impactos ambientais decorrentes da ação humana na ilha. Para a análise dos ostracodes e fauna associada, serão realizadas coletas em três diferentes períodos de estação de chuvas, a fim de abranger e captar o máximo de variações ambientais possíveis. Além disso, serão utilizadas duas praias como área de estudo, uma com menor influência humana, que será a praia Funda, na Ponta da Romana, e outra com uma influência um pouco maior, a Praia do Vai Quem Quer. Visto isso, uma atividade de campo preliminar já foi realizada nesta última praia, no período transicional das chuvas, onde foi realizado um perfil topográfico e coletadas as primeiras amostras. Iremos realizar outras duas novas coletas, uma no período mais chuvoso e outra no período menos chuvoso. Para a recuperação dos espécimes presentes nas amostras, iremos utilizar malhas de 0,500, 0,250, 0,177, 0,125 e 0,088 mm, os quais serão triados com auxílio de estereomicroscópio e fotografados em microscópio eletrônico de varredura. Será feito o mapeamento de distribuição das espécies de ostracodes identificadas na área de estudo. A distribuição das espécies será correlacionada com os parâmetros físico-químicos da água; a densidade populacional dos ostracodes será comparada com as atividades antrópicas regionais ao longo do tempo, e a dinâmica do ambiente será interpretada em diferentes períodos por meio dos ostracodes e bioclastos associados.

Presidente - 517.984.412-68 - ANA PAULA LINHARES PEREIRA - MPEG
Externo à Instituição - DENYS JOSE XAVIER FERREIRA
Interno - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI
Externo à Instituição - NATHÁLIA CARVALHO DA LUZ